sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE

ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DA ALEGRIA
PROFESSORA: IOMARA F. ALENCAR OLIVEIRA
SERIE: 1º ANO “D”                 
TURNO: VESPERTINO



PROJETO: CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE

1.    APRESENTAÇÃO

            Para educar, necessitamos de um suporte que vá muito além dos significados particulares das diferentes disciplinas. Isso será possível se unirmos teorias explicativas á atitudes éticas que possibilitem uma reflexão sobre as necessidades de aprendizagem das crianças, razão pela qual nos utilizamos de estratégias, habilidades e procedimentos que propiciem esforço por parte dos professores em motivá-los ao ato de leitura e escrita que os permitam vivenciar um contexto de sala de aula em consonância com as práticas sociais.
            Consciente de que a função social da leitura e da escrita na atual sociedade não é só decifrar signos lingüísticos, nosso trabalho sobre Brincadeiras Cantadas, tem a finalidade se situar os alunos no mundo do letramento través do lúdico, apresentando suporte de leitura significativa, atribuindo um caráter de sentido de valor para as habilidades relacionadas à língua portuguesa, bem como, a todo o Sistema de Escrita Alfabética.
            Convém ressaltar que, o projeto aqui desenvolvido, reforça a atitude de práticas inovadoras no tratamento do ler e do escrever, reforçando a expressão oral, como forma de extensão da aprendizagem na vida das crianças, para que as mesmas percebam a leitura como algo prazeroso e necessário, longe das práticas autoritárias do saber, mas, como construção para o alcance do conhecimento individual e coletivo.

2.    JUSTIFICATIVA

A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.

3. OBJETIVO GERAL

      ·        Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
3.1. OBJETIVOS ESPECIFÌCOS
·         Motivar e integrar as crianças através da música;
·         Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
·         Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
·         Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
·         Incentivar a partir da música, a produção textual;
·         Estimular reflexão sobre a linguagem musical com base nas brincadeiras cantadas;
·         Cantar com os alunos cantigas de roda;
·         Desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade;
·         Trabalhar a ortografia das letras, palavras e frases.

3.2. TEMPO ESTIMADO

 02 (duas) semanas – 10 dias letivos


 4. DESENVOLVIMENTO

● 1ª ETAPA:
            Selecionar brincadeiras cantadas que estimulem as crianças, pelo ritmo e sonoridade da letra. Colocar dispostos em um cartaz ou quadro o nome das principais cantigas, e pedir que as crianças leiam sozinhas, ou com ajuda do professor para que as mesmas tomem conhecimento sobre quais temas são tratados nas cantigas trabalhadas.
● 2ª ETAPA:
            Conversar com as crianças sobre as cantigas ouvidas em diferentes épocas históricas. Colocar algumas cantigas no aparelho de som para que as crianças ouçam e façam suas próprias escolhas.
● 3ª ETAPA:
            Estimular a escolha das mais ouvidas ou que as crianças mais gostam. Trabalhar os temas das músicas, e explorar tipos de letras (de fôrma e cursiva), e a forma gráfica das palavras (maiúsculas e minúsculas).
 4ª ETAPA:
            Após o trabalho de leitura e escrita realizar produção de texto em forma de escrita, ou de desenho, explorando o imaginário das crianças. SUGESTÃO: Durante essa abordagem, é importante que o professor forme grupos, duplas ou trabalhe no coletivo, atentando para a verificação da oralidade (pronúncia correta das palavras).
 5ª ETAPA:
            Promover a leitura de rimas ou repetições de melodia (gato, tô, tô, tô...), bem como a produção de um novo vocabulário, através do uso do dicionário ou outro instrumento de pesquisa apropriado a natureza  alfabética do sistema de escrita.

 4. PRODUTO FINAL

            Elaboração de um mini-caderno contendo produção textual em forma de escrita, desenho e pintura, feita pelos alunos sobre a orientação da professora.

 5. MATERIAL NECESSÁRIO

 CDs com brincadeiras cantadas;
● Cartaz com a letra das músicas;
● Papel oficio;
● Lápis colorido;
● Lápis grafite.

 6. AVALIAÇÃO

         Analisar o nível de aprendizagem das crianças após a conclusão, atentando para as hipóteses de leitura, escrita e oralidade. O que mudou? O que precisa ser melhorado? Quais habilidades e competências precisam ser retomadas?

7. CONSIDERAÇÕES

Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim toma indispensável sua presença no contexto educacional.
Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança. Pois para Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."
É importante focalizar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.

BRAIT, Beth. Língua e Linguagem.  2ª edição, Ática. São Paulo: 2002

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10ª edição Scipione. São Paulo: 1997.

FREIRE, Paulo. O ato de ler: em três artigos que se completam.31 ed. São Paulo: Cortez, 1997   

BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 6. 33 ed. Brasília, MEC/SEEF, 2001.


CRONOGRAMA

AÇÕES

07-11 a
18-11

RESPONSAVEL

Elaboração do Projeto;

X
Iomara
Confeccionar cartazes com letras das cantigas selecionadas;

X
Iomara

Selecionar brincadeiras cantadas;

X

Iomara
Cantar com os alunos as cantigas selecionadas pelos mesmos;

X

Iomara

Leitura oral das cantigas observando à escrita;

X

Iomara

Reprodução e ilustração das cantigas;

X

Iomara

Confecção dos livros;

X

Iomara

Culminância do projeto exposição do livro confeccionado pelos alunos

X

Iomara





























Evidências:






Nenhum comentário:

Postar um comentário