Professora: Elicimar Arantes Monteiro Ribeiro
Série: 1º Ano Turma: “C” Turno: Vespertino
PROJETO DE LEITURA
GALERIA DE PERSONAGEM
OBJETIVO
O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
CONTEÚDO
Escrita e leitura de textos;
Recontagem de histórias;
Produções textuais.
TEMPO ESTIMADO
18 Dias
DESENVOLVIMENTO
· Propor a escrita do nome e também de pequenos textos, dos personagens. Montar duplas de trabalho com as que tenham hipótese de escrita diferente, porém próximos, possibilitando a troca de saberes;
· Acompanhar a produção de escrita das duplas e com intervenções pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controle sua produção.
· Reproduzir no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla.
· Introduzir informações a respeito do sistema de escrita e propor a consulta a materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
PRODUTO FINAL
Exposição das produções textuais através de textos descritivos ilustrados, com a finalidade de aprimorar os contos e aguçar o habito de leitura.
AVALIAÇÃO
Observar se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.
ATIVIDADES
ATIVIDADES
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje é referência nacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
Sugestões de atividades:
• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes ao projeto em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL-Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Lingua Portuguesa. Volume 2. Brasilia, MEC/SEEF, 1997.
CRONOGRAMA
AÇÕES | 07-11 a 28/11 | RESPONSAVEL |
Elaboração do Projeto; | X | Elicimar |
Selecionar as historia com as crianças; | X | Elicimar |
Elaborar textos coletivos; | X | Elicimar |
Produção individual; | X | Elicimar |
Produção através de ilustrações; | X | Elicimar |
Culminância do projeto | X | Elicimar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário