sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto de Leitura: Galeria de Personagem

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Elicimar Arantes Monteiro Ribeiro
Série: 1º Ano          Turma: “C”    Turno: Vespertino

PROJETO DE LEITURA
GALERIA DE PERSONAGEM

OBJETIVO

O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

CONTEÚDO

Escrita e leitura de textos;
Recontagem de histórias;
Produções textuais.

TEMPO ESTIMADO

18 Dias

DESENVOLVIMENTO

·         Propor a escrita do nome e também de pequenos textos, dos personagens. Montar duplas de trabalho com as que tenham hipótese de escrita diferente, porém próximos, possibilitando a troca de saberes;
·         Acompanhar a produção de escrita das duplas e com intervenções pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controle sua produção.
·          Reproduzir no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla.
·         Introduzir informações a respeito do sistema de escrita e propor a consulta a materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.

Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

PRODUTO FINAL
Exposição das produções textuais através de textos descritivos ilustrados, com a finalidade de aprimorar os contos e aguçar o habito de leitura.

AVALIAÇÃO

Observar se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.

ATIVIDADES

E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje é referência nacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

Sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes ao projeto em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra do autor;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL-Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Lingua Portuguesa. Volume 2. Brasilia, MEC/SEEF, 1997.


CRONOGRAMA


AÇÕES
07-11 a 28/11
RESPONSAVEL
Elaboração do Projeto;
           X
     Elicimar
Selecionar as historia com as crianças;
           X
     Elicimar
Elaborar textos coletivos;
           X
     Elicimar
Produção individual;
           X
     Elicimar
Produção através de ilustrações;
           X
     Elicimar
Culminância do projeto
           X
     Elicimar

Evidências:











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário