PROFESSORA: ELIÃ DOS SANTOS M. SILVA
ANO: 2° “A” e “B”
PROJETO DIDÁTICO BRINCANDO COM RIMAS
INTRODUÇÃO
Queremos através de este estudo evidenciar, que leitura e escrita são instrumentos básico.
A experiência do professor, os recursos disponíveis (um bom quadro, pincéis ou giz coloridos, bloco ortográfico), o incentivo que a criança recebe no lar e na escola são fatores que devem merecer atenção do professor. Neste contexto a biblioteca deve ser um espaço estimulador que favoreça o contato da criança com certa quantidade e variedade de materiais: livros, jornais, revistas, gibis e cartazes, a fim de estimularem a curiosidade a respeito da leitura e da escrita.
O domínio da leitura não só leva a ler bem como também significa a aquisição de um instrumento ligado à vida cultural do leitor. Depois dos primeiros anos de educação básica, grande parte da atividade escolar baseia-se na leitura como meio de estudo.
JUSTIFICATIVA
O trabalho com rimas ajuda na alfabetização. Rimas com o mesmo som final é de grande importância na fase inicial da alfabetização. A poesia apresentada de forma simples, de versos de fácil compreensão para os adultos ajuda na assimilação das sílabas simples. E de fácil compreensão pelos alunos.
OBJETIVOS GERAIS:
· Ajudar na fixação de sílabas com o mesmo som final. Exemplo: ao/ai/ou/ia/ua/oi
· Apresentar a estrutura da poesia: estrofes/versos/rimas
· Reforçar o uso de frases através dos versos da poesia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reforçar a leitura.
· Reforçar ou ensinar as sílabas com o mesmo som final.
· Apresentar poesias com versos pequenos e de fácil compreensão.
· Ler poesias, grifar rimas, separar estrofes e versos.
PÚBLICO - ALVO:
· Alunos dos 2 º ano “A” e “B”.
DURAÇÃO:
· Duas semanas
RECURSOS MATERIAIS:
· Acervos bibliográficos: Livros infantis, revistas, gibis...
· Lousa;
· Livros de poesias;
· Atividades digitadas;
· Internet;
· Laboratório.
METODOLOGIA:
· Leitura oral de rimas diversas;
· Apresentação de rimas de autores diversos;
· Confecção de livros com rimas e poesias;
· Levar os alunos para o laboratório para digitar a sua própria rima;
· Fazer rima com o próprio nome;
· Confecção de cartazes;
· Exposição dos cartazes;
· Leitura oral de poesias diversas;
· Exposição do projeto para as outras salas de aula;
· Utilização de letras de músicas com rimas: folclóricas, Xuxa, Patati e Patatá...
AVALIAÇÃO:
· A avaliação será contínua, através das atividades propostas, do desenvolvimento do aluno e de sua participação no projeto.
Apresentação de poesia produzida pelo aluno.
BIBLIOGRAFIA:
· CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: Letramento e alfabetização lingüística: 2º ano. São Paulo: FTD, 2008 – ( Coleção porta aberta: letramento e alfabetização lingüística);
· INTERNET ;
· SOUZA, Joanita. Assim eu aprendo: português: 2ªsérie. São Paulo: Editora do Brasil na Bahia, 1992.
CRONOGRAMA:
CRONOGRAMA:
AÇÕES | 20/10 a 11/11/2011 | RESPONSÁVEL |
ELABORAÇÃO DO PROJETO | x | ELIÃ |
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS COM RIMAS. | x | ELIÃ |
PRODUÇÃO INDIVIDUAL DE PEQUENAS POESIAS. | x | ELIÃ |
LEVAR OS ALUNOS PARA O LABORATORIO PARA DIGITAR SUAS POESIAS. | x | ELIÃ |
CONFECÇÃODO LIVRO DAS POESIAS FEITAS PELOS OS ALUNOS. | x | ELIÃ |
LEITURA DE DIFERENTES POESIAS FEITA PELO OS ALUNOS. | x | ELIÃ |
LEITURA DAS LETRAS DAS MÚSICAS OBSERVANDO AS RIMA | x | ELIÃ |
CULMINÂNCIA DO PROJETO: COM EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELO OS ALUNOS. | x | ELIÃ |
Evidências:
ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DA ALEGRIA
PROF: ELIÃ DOS SANTOS MIRANDA
DATA: 27/10/2011 ANO: 2º C
POESIA DOS ALUNOS
A BORBOLETA
EU VI UMA BORBOLETA
QUE ERA DA JULIETA.
A BORBOLETA IA VIAJAR
MAIS RESOLVEU FICAR.
A BORBOLETA MALETA
QUE MORA NA GAVETA.
GEORGIA
A MENINA
A MENINA MALUCA
QUE BEBEU SUCO
LA NA CASA DA SUCA.
ANDRESSA
O LEÃO
EU VI UM LEÃO
QUE TEM UM RABÃO.
LEONARDO
A BORBOLETA
A BORBOLETA TAVA VOANDO NO JARDIM
E VIU UM HOMEM COMENDO PUDIM.
HORÁCIO
ANTUNIETA
EU VI UMA BORBOLETA
FAZENDO CARETA
PARA A ANTUNIETA.
ARTHUR
BORBOLETA
EU VI A BORBOLETA
SERÁ QUE ELA GOSTA DE CHUPETA.
OLHA A BOBOLETA
SERÁ QIE ELA USA JAQUETA.
LORRANA GABRIELA.
O PALHAÇO
O PALHAÇO XADREZ
QUE CAIU DE UMA VAZ
E FICOU CHINEZ.
JENINFFER
O ELEFANTE
EU CONHEÇO UM ELEFANTE
TODO ELEGANTE.
MILENA
LUCIANA
EU VI A LUCIANA
COMENDO BANANA.
RAFAEL
BORBOLETA
OLHA A BORBOLETA VIOLETA
QUE MORA NA CAVETA.
MARCOS FERNANDO
O PALHAÇO
EU CONHEÇO O PALHAÇO LEPÉ
QUE NÃO LAVA O PÉ.
KAROLINE
PAULA
EU FALEI COM A PAULA
QUE VIAJOU PRA SÃO PAULO.
ERICA
JULIETA
EU VI A JULIETA
SERÁ QUE ELA GOSTA DE PETA.
LÁ VEM O ELEFANTE TODO ELEGANTE
COM SEU DENTE BRILHANTE.
LETICIA
BORBOLETA
EU VI UMA BORBOLETA
DA CARA PRETA.
EMANUEL
O PATO
EU VI UM PATO
SERÁ QUE ELE CALÇA SAPATO.
THAINA
O PALHAÇO
OLHA O PALHAÇO CHULÉ
QUE ANDA LELÉ.
O PALHAÇO MALUCO
QUE FOI PARA O PERNABUCO
E FICOU MALUCO.
LUTIELY
O JOÃO
EU VI O JOÃO
COMENDO PÃO.
EU VI O LEÃO
SERÁ QUE ELE GOSTA DE PÃO.
JOÃO RONALDO
A BORBOLETA
A BORBOLETA AMARELA
QUE CAIU DA JANELA.
LORRANE DE JESUS
O GATO
EU VI UM GATO
ANDANDO DE SAPATO.
PEDRO HENRIQUE
O JOÃO
EU VI, EU VI O JOÃO
SERÁ QUE ELE LAVOU A MÃO.
EU VI A PAULA
SERÁ QUE ELA CAIU NA JAULA.
EMILY
A BORBOLETA
EU VI, EU VI UMA BORBOLETA AMARELA
QUE SÓ VIVIA NA JANELA.
EDUARDA
O JOCA
EU VI, EU VI O JOCA
COMENDO PIPOCA.
EU VI, EU VI A JULIETA
SERÁ QUE ELA GOSTA DE CHUPETA.
FRANCIELLY
A BORBOLETA
A BORBOLETA QUE COME LETRA
E FICA PRETA.
A BORBOLETA XERETA
SERÁ QUE ELA ANDA COM MALETA.
ISABELLA
O PALHAÇO
O PALHAÇO MALUCO
CONHECER OS MALUCOS.
O PALHAÇO PELÉ
QUE VIVE CHEIO DE CHULÉ.
MIRIAM
Mais Evidências:
ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DA ALEGRIA
PROF: ELIÃ DOS SANTOS MIRANDA
DATA: 27/10/2011 ANO: 2º B
POESIA DOS ALUNOS
O LEÃO
EU VI EU VI UM LEÃO
NATHANAEL
O COELHO
EU VI UM COELHO
SERÁ QUE ELE QUER MORDER MEU JOELHO?
DANYELLA
O LEÃO
EU VI UM LEÃO
COMENDO PÃO NA CASA DO JOÃO.
KEMILLY
O COELHO
EU VI UM COELHO.
SERÁ QUE ELE COMEU MINHA ORELHA?
EU VI O NATANAEL COMENDO PASTEL.
MARCUS VINICIUS
O LEÃO
EU VI UM LEÃO.
SERÁ QUE ELE CARREGA UM URSÃO?
GUILHERME
O SAMUEL
EU VI O SAMUEL
SERÁ QUE ELE GOSTA DE PASTEL?
THAISSA
O COELHO
EUVI UM COELHO
SERÁ QUER ELE QUER MORDER MEU JOELHO?
MILLENA
O NATHANAEL
EU VI O NATHANAEL
SERÁ QUE ELE ACHOU O ANEL?
GEOVANA
A ABELHA
OLHA A ABELHA VIOLETA
PRESA NA CAVETA.
ANA CLARA
O COELHO
E VI UM COELHO
SERÁ QUE ELE QUER MORDER
MEU JOELHO?
VOCÊ QUE VER MEU COELHO
E SÓ QUEBRAR MEU JOELHO?
FELIPE
O LEÃO
EU VI, EU VI O LEÃO
SERÁ QUE ELE GOSTA DE MELÃO?
KAUANY
O PALHAÇO
OLHA O PALHAÇO LARANGINHA
VENDENDO GALINHA.
AMANDA
O COELHO
EU VI UMCOELHO
SERÁ QUE ELE QUER MORDER MEU JOELHO?
ANA BEATRIZ
O GATO
EU VI UM GATO.
SERÁ QUE ELE COME RATO?
MARIA EDUARDA
O GABRIEL
EU VI O GABRIEL
SERÁ QUE ELE GOSTA DE ANEL?
GABRIEL
NATANAEL
EU VI O NATANAEL
ANDANDO COM O GABRIEL.
MARCIO TRAJANO
O LEÃO
EU VI O LEÃO
SERÁ QUE ELE GOSTA DE PÃO?
LUIZ HENRIQUE
O PASTOR ALEMÃO
VOCÊ QUER VER MEU PASTO ALEMÃO E SÓ
BATE NO PORTÃO.
VINICIUS
O SAPO
EU VI UM SAPO
ELE QUERIA COMER MEU SAPATO.
EMIRIELLE
AS BORBOLETAS
OLHA A BORBOLETA
DA COR DE VIOLETA?
DIOGO
A BORBOLETA
EU VI UMA BORBOLETA AMARELA
LÁ DA JANELA.
KAROLINE
O PALHAÇO
OLHA O PALHAÇO XERETA
FAZENDO CARETA.
DIOGO
A MENINA
QUE MENINA BELA
COM O VESTIDO AMARELO
OLHANDO DA JANELA.
LÍVIA O COELHO
EU VI UM LEÃO
SERÁ QUE ELE GOSTA DE MAMÃO?
Muito bom!!!
ResponderExcluirGostei demais, me ajudou.
ResponderExcluir