quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PROJETO TEXTO MEMORIZADOS E CANTIGAS DE RODAS PARA LER E ESCREVER

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ODIMAR LOPES DA SILVA
PROFESSORA: MARINEZ CASSIANO E CLEIDE
TURMA: 2º ANO       TURNO: MATUTINO         Nº DE ALUNOS: 14

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa

Tempo estimado dois meses.
1-Justificativa:
Ensinar às crianças a ler e escrever e se expressar de maneira competente na língua portuguesa. Esse projeto visa proporcionar um gênero que permita às crianças sentido à leitura e escrita. Ao estabelecer relações entre o escrito e o oral, os alunos avançam nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto.
2-Objetivos
Possibilitar que as crianças vivenciem, desde o início de seu processo de alfabetização, atividades que envolvam textos, palavras, letras significativas, assim como resgatar a cultura das cantigas, adivinhas e brincadeiras. Propiciar às crianças a aquisição de um repertório de letras sobre as diferentes cantigas de roda que existem. Proporcionar a leitura das canções. Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
Resgatar as brincadeiras mais antigas
. De forma a contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização. Estimular a pesquisa e a análise das palavras do texto, ampliando seu vocabulário. Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura.
3- Objetivos específicos
Trabalhar nas cantigas palavras, frases, espaços entre as palavras, números de palavras e sílabas, singular e plural, palavras com s, ss, r e rr, lh, ch, e nh. Desenvolver a oralidade através do cântico e reescrita das palavras das cantigas.

4-Estrutura Programática
4.1-Conteúdos conceituais: Textos memorizados e cantigas de roda para ler e escrever.
4.2-Conteúdos procedimentais:
As cantigas podem ser comparadas a baús que guardam diferentes tesouros. A brincadeira educa e deseduca, escraviza e liberta, aguça os gestos, as atitudes de amizade, de partilha, de solidariedade, de serviço, de justiça.  Pensando assim, trabalharemos com cantigas e textos onde os alunos vão ouvir, cantar, ler, reler, unir as palavras para montar as cantigas de roda e os textos. Reescrevê-las, formar frases, separar sílabas, identificar maiúsculas e minúsculas, parágrafos, pontuação etc. As letras das músicas mostram o sentido e a função da escrita.
5-Problematização.
Muitas vezes nos deparamos nas salas de aula com alguns alunos que não lêem e nem escrevem, outros conhecem as letras, mas não montam palavras nem frases em função das hipóteses que ainda estão desenvolvendo. Como problematização do projeto buscamos ajudar os alunos a estabelecerem relações entre o escrito e o oral para que avancem nas habilidades de leitura e escrita.
6-Procedimentos metodológicos
Assistir a vídeos ou ouvir CDs com as cantigas a serem trabalhadas, cantar e dançar se necessário.
Através das cantigas de rodas e textos memorizados, trabalhar com as letras das cantigas em sala de aula. As letras poderão ser copiadas em cartolina e afixadas na parede para que todos os alunos se familiarizem com o texto.
Os alunos já alfabetizados poderão executar diversas atividades como: recortar as letras de revistas velhas e colar formando nomes das músicas, ordenar tiras de papel com versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem ou sílabas que reconhecem em um texto previamente entregue pelo professor, escrever bilhete, carta ou poesia, fazer uma lista de compras, reescrever as cantigas ou textos com a ajuda da professora   etc.

A turma ainda pode responder adivinhas, oralmente ou através de atividades escritas, participar de brincadeiras Ovo choco, Eu fui no Itororó, Meu pintinho amarelinho. Completar e ordenar versos e palavras, Retirar dos textos letras maiúsculas e minúsculas, etc. No final fazer um livro onde o aluno escreva e ilustre uma cantiga, montar um livro com cantigas de roda. Confeccionar o meu primeiro dicionário e fazer exposição dos trabalhos confeccionados na sala. O data show será utilizado para que as crianças possam ouvir e observar a escrita das letras das músicas e cantá-las, antes de reescrevê-las.
7. Recursos
Letras de cantigas de roda, CDs de músicas de roda, cartolinas, material para confecção de livros, computador, microssystem, livros e textos variados com contos e brincadeiras, já conhecidos pelas crianças. Lápis, papel colorido, tesoura, cola, data show, caixa amplificadora, revistas, jornais e etc.

8. Avaliação
Observar se através dessa atividade os alunos avança no estabelecimento de relações entre o escrito e oral, e se obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de leitura e escrita.

9. Desenvolvimento: 2° ano

1ª etapa
Apresentar para os alunos o vídeo ilustrado e legendado, pela galinha pintadinha, da cantiga Fonte do Itororó, cantar e dançar com as crianças em ritmo de roda. Apresentar a letra da música no quadro, fazer a leitura em voz alta, em seguida pedir que os alunos acompanhem. 
2ª etapa
Separação de sílabas oralmente com palavras retiradas da cantiga, Colocando
somente a quantidade de traços no quadro.Atividade para completar palavras retiradas da cantiga. Ex: Itoro__, á___, encon____ etc. Pedir que os alunos retirem do texto, o uso de letras maiúsculas e minúsculas e o número de frases. Observar os espaços existentes entre elas.
3ª etapa
Cantar com os alunos a música: Meu pintinho amarelinho, fazer a leitura coletiva e individual. Atividade impressa com a letra da musica e legenda para completar.
4ª etapa
Recortar em tiras de papel a letra da música e pedir que os alunos leiam e organizem corretamente em um cartaz que será anexado na parede da sala. Atividade impressa com a letra da música com separação de sílabas, número de sílabas e retirar palavras com nh.
5ª etapa

A Galinha Magricela
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avizinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela

É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez

Atividades
Ouvir a música no data show, cantar com as crianças algumas vezes. Pedir que elas localizem as palavras com nh. Pedir que os alunos circulem as palavras que se repetem. Contar oralmente o número de sílabas e quantidade de letras verificando a maior, em seguida reescrevê-las no caderno.
6ª etapa
Escrever um cartaz com a letra da música e anexar na parede da sala. Ler as sílabas lha, lhe, lhi, lho, lhu e lhão escritas no quadro. Atividade impressa para ler e completar com as letras das músicas: Meu pintinho amarelinho e a galinha magricela.
7° etapa
Ovo choco

Ovo choco
Está rachado
Quem rachou
Foi a galinha
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Chupando cana
Com um dente só
Subindo o morro
Com uma perna só

Lencinho branco
Caído no chão
Posso correr?
- Pode!
Levar os alunos para o pátio da escola, cantar e brincar com eles, até que todos tenham participado da brincadeira. Retornar para a sala e cantar a música impressa e colada em seus cadernos. 
8ª etapa
Ler as sílabas impressas e coladas em seus cadernos: Cha, Che, chi, Cho, Chu e chão. Pedir que os alunos circulem na letra da música as palavras escritas com ch. Escrever no quadro a música sem a última parte, pedir que os alunos criem um novo final.


9° etapa 
Meu Primeiro Dicionário

Levar para a sala o alfabeto ilustrado e separado uma letra em cada folha. No primeiro momento pedir que os alunos escrevam o maior número de palavras já conhecidas começadas com a letra correspondente a que esta ilustrada na folha, após esgotado seus vocabulários, pedir que pesquisem em dicionários, revistas e jornais para completar as palavras conceituando-as com a ajuda da professora. Os alunos podem trabalhar em duplas.
10° etapa

Caixinha de surpresas

Antes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma caixinha.
Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabarem os papéis.

10. Produto final
Será realizada a exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos na execução deste projeto, como: 
  • Um livro com as cantigas trabalhadas;
  • Meu primeiro dicionário;
  • Acróstico com os nomes dos alunos em dupla;
  • Exposição dos cartazes com as letras das músicas e dos outros trabalhos  confeccionados.

Referências Bibliográficas:

IBÁÑEZ, Celia Ruiz; Folclore Brasileiro Infantil  ed.Girassol. Barueri S.P, 2006.
MENDONÇA, Dias Waldirene; Coleção Silábica TIN-DO-LE-LÊ  ed.Claranto; Uberlândia MG. 2007. 
http://www.portaldoprofessor.com

Evidências:


Relatório sobre o Produto final do projeto Textos memorizado e cantigas de roda para ler e escrever.
Professora: Marinêz Cassiano da Silva

Em outubro de 2011, na sala do 2° ano turma única, da Escola Municipal Prof. Odimar L. da Silva, deu-se inicio ao projeto Textos memorizados e cantigas de roda para ler e escrever.
A idéia foi sugerida pela coordenadora da Escola, Helena e vendo a necessidade de propiciar as crianças o incentivo para uma leitura mais prazerosa, com a preocupação de resgatar as brincadeiras mais antigas assim como, contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização, procuramos trabalhar com um repertório de letras sobre as diferentes cantigas de roda que existem. Através de pesquisas e análises das palavras dos textos os alunos puderam ampliar seus vocabulários e despertar o prazer pela aquisição da escrita e da leitura.
Com as músicas: Eu fui no Itororó, A galinha magricela, Meu pintinho amarelinho, Ovo choco, O pato. Pudemos trabalhar o estudo do r e rr, ch, lh e nh, como também: estrofes, grau do substantivo, singular e plural, aumentativo e diminutivo, de forma que a oralidade pôde ser descontraída. Os alunos ficavam a vontade no chão, nas cadeiras, onde melhor se acomodavam para desenvolver as tarefas.
 Através da atividade Nosso primeiro dicionário os alunos puderam observar a escrita, significado e a separação de sílabas, alem de ampliar o conhecimento sobre como pesquisar no dicionário. Foi notável o quanto a maioria deles melhorou a caligrafia. O interesse para desenvolver as atividades foi gratificante.
Com os acrósticos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a escrita dos nomes dos colegas e ampliaram o conhecimento sobre os adjetivos nas características dos colegas.
Com atividade caixinha Surpresa, pudemos trabalhar vários conteúdos. À medida que eles pegavam pedaços de papeis que estavam na caixa com perguntas sobre os conteúdos de todas as disciplinas, se esforçavam para responder as questões, de preferência escrita.
Com as cantigas de rodas e os textos memorizados, os alunos puderam resgatar o mundo da criatividade, do trabalho em grupo, descobrir o colega como pessoa que faz parte do seu dia a dia. Com as letras das músicas afixadas na parede as crianças puderam recorrê-las sempre que surgiam dúvidas sobre a escrita das palavras.
Ao final do projeto, o alunado ilustrou o caderno nossas cantigas de roda, e conseguiu através da musicalidade ler o que estava escrito. Os mais enérgicos já despertavam o interesse de ajudar os colegas que tinham mais dificuldades. Tudo isso acontece com a ajuda da monitora Kleyde.
Enfim, o projeto ajudou a melhorar a turma de um modo geral, tanto na leitura, escrita, regras, disciplina, oralidade e socialização. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário