sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROJETO: VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Claudeísa Barros de Souza Santos
Série: 1º Ano “B”  
Turno: Matutino                                                               

PROJETO DIDÁTICO
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
Introdução
 Este é o projeto de leitura que está sendo realizado com os alunos da sala do 1ª ano “B” da Escola Municipal Cantinho da Alegria, visando o processo de ensino aprendizagem, priorizou a leitura como fundamental importância para o desenvolvimento lógico e cognitivo das crianças, facilitando assim a interação e o gosto pela leitura e possibilitando com mais eficácia sua autonomia e o senso crítico.

JUSTIFICATIVA

Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto didático propõe através de atividades construtivistas que a criança possa se apropriar do sistema lingüístico ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não lêem fluentemente. Neste caso, o professor deve ser um mediador desse processo do aprendizado do aluno.

OBJETIVO GERAL

Ø  Criar situações em que se faça necessária à escrita e leitura do aluno, possibilitando e ampliando seu aprendizado.
Ø  Permitir e promover a socialização desenvolvendo a criatividade e a imaginação do aluno.
Ø  Garantir a superação das dificuldades específicas dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;

Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;

 Valorizar o resgate das brincadeiras através de rodas de leituras e dramatizações, comparando-as no espaço e no tempo.

CONTEÚDOS

Ø  Escrita,
Ø  Produção textual através de recontagem de história,
Ø  Formação de frases e outros.
Ø  Leitura com textos literários e diversificados.


DESENVOLVIMENTOS

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula e em casa com os pais;
Leitura de texto fatiado para formação de frases e pequenos textos;
Recontar através de dramatização a história lida;
Sorteio de livros para leitura em casa para os pais;
Recontagem de histórias;
Resgate de brincadeiras através de rodas de leituras;
Confecção de cartazes.


RECURSOS DIDÁTICOS:

Livros literários, confecção da bolsinha, produção textual, dramatização, biblioteca e livros didáticos.

TEMPO ESTIMADO:

30 dias


AVALIAÇÃO

Ao longo do desenvolvimento da atividade é possível avaliar como o aluno:
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever.


Referencias Bibliográficas

Revista Nova Escola, 2006. 


PARÂMETROS NACIONAIS: Nova Escola, MEC, 1995.


PEREIRA, Andréa Klug e. Biblioteca na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

Pesquisa na internet

Revista Nova Escola, 2006. 


Cronograma



Ações
NOV
DEZ
Responsável
Elaboração do projeto;
x

Claudeísa
Confecção da bolsinha para levar o livro de historinhas para casa. (maleta Viajante);
x

Claudeísa
Sorteio do livro literário para o aluno levar para casa
(Maleta Viajante);
x
x
Claudeísa
História lida pela professora para formação de frases na sala de leitura;
x
x
Claudeísa /Solange/Alunos
Reorganização de texto fatiado em cartazes;
x
x
Claudeísa/ Alunos
Recontagem de historinhas para os colegas em sala;

x
Claudeísa/Alunos
Resgates das brincadeiras através de rodas de leitura;
x
x
Claudeísa/Alunos
Culminância do projeto a partir da recontagem da história lida através de dramatização.

x
Claudeísa/Alunos

“A leitura engrandece a alma”.                                 
                                                                            Voltaire     


Evidências:












                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário