PROJETO DIDÁTICO
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
Introdução
Este é o projeto de leitura que está sendo realizado com os alunos da sala do 1ª ano “B” da Escola Municipal Cantinho da Alegria, visando o processo de ensino aprendizagem, priorizou a leitura como fundamental importância para o desenvolvimento lógico e cognitivo das crianças, facilitando assim a interação e o gosto pela leitura e possibilitando com mais eficácia sua autonomia e o senso crítico.
JUSTIFICATIVA
Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto didático propõe através de atividades construtivistas que a criança possa se apropriar do sistema lingüístico ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não lêem fluentemente. Neste caso, o professor deve ser um mediador desse processo do aprendizado do aluno.
OBJETIVO GERAL
Ø Criar situações em que se faça necessária à escrita e leitura do aluno, possibilitando e ampliando seu aprendizado.
Ø Permitir e promover a socialização desenvolvendo a criatividade e a imaginação do aluno.
Ø Garantir a superação das dificuldades específicas dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
Valorizar o resgate das brincadeiras através de rodas de leituras e dramatizações, comparando-as no espaço e no tempo.
CONTEÚDOS
Ø Escrita,
Ø Produção textual através de recontagem de história,
Ø Formação de frases e outros.
Ø Leitura com textos literários e diversificados.
DESENVOLVIMENTOS
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula e em casa com os pais;
Leitura de texto fatiado para formação de frases e pequenos textos;
Recontar através de dramatização a história lida;
Sorteio de livros para leitura em casa para os pais;
Recontagem de histórias;
Resgate de brincadeiras através de rodas de leituras;
Confecção de cartazes.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros literários, confecção da bolsinha, produção textual, dramatização, biblioteca e livros didáticos.
TEMPO ESTIMADO:
30 dias
AVALIAÇÃO
Ao longo do desenvolvimento da atividade é possível avaliar como o aluno:
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever.
Ao longo do desenvolvimento da atividade é possível avaliar como o aluno:
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever.
Referencias Bibliográficas
Revista Nova Escola, 2006.
PARÂMETROS NACIONAIS: Nova Escola, MEC, 1995.
PEREIRA, Andréa Klug e. Biblioteca na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
Pesquisa na internet
Revista Nova Escola, 2006.
Cronograma
Ações | NOV | DEZ | Responsável |
Elaboração do projeto; | x | Claudeísa | |
Confecção da bolsinha para levar o livro de historinhas para casa. (maleta Viajante); | x | Claudeísa | |
Sorteio do livro literário para o aluno levar para casa (Maleta Viajante); | x | x | Claudeísa |
História lida pela professora para formação de frases na sala de leitura; | x | x | Claudeísa /Solange/Alunos |
Reorganização de texto fatiado em cartazes; | x | x | Claudeísa/ Alunos |
Recontagem de historinhas para os colegas em sala; | x | Claudeísa/Alunos | |
Resgates das brincadeiras através de rodas de leitura; | x | x | Claudeísa/Alunos |
Culminância do projeto a partir da recontagem da história lida através de dramatização. | x | Claudeísa/Alunos |
“A leitura engrandece a alma”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário