quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vídeo: Vida de Professor


Gostariamos de dedicar este vídeo a todos os educadores que visitarem este blog!
Com carinho!
Equipe Pedagogica.

Projeto : Conversa com os Professores Alfabetizadores


           O Projeto Conversa com os professores Alfabetizadores tem como objetivo a reflexão sobre suas práticas com vistas a desenvolver metodologias inovadoras dentro das salas de aula de alfabetização, dinamizando o processo de leitura e escrita, garantindo a todos os alunos o direito de aprender, tendo também um grande desafio com as crianças dos 2º anos através da Provinha Brasil que busca alcançar em todas as turmas no final do ano letivo o nível 5, isto é, uma melhor aprendizagem das crianças no decorrer da sua vida escolar.
A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças dos 1° anos do Ensino Fundamental  o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria entre os professores alfabetizadores que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na teoria de Vygostsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de pares mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir. 
Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? Como fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores?
Poucos períodos da vida são tão importantes quanto os momentos iniciais da alfabetização. Afinal, esse contato com as primeiras letras será decisivo em mais de um aspecto – nele estará traçado o futuro do aluno e do cidadão.
Para isso o projeto “Conversa com os professores alfabetizadores” apresentará ao professor os fundamentos teóricos e práticos para a compreensão dos fatos da língua. Pois é na sala de aula, durante essa incursão inaugural no universo letrado, que é preciso falar da língua, de suas unidades, de seus mecanismos, de sua representação. É essencial, portanto, que o professo esteja disposto a encarar de maneira mais criativa e responsável o duro (porém recompensador) oficio de ensinar.
         








“ O professor deve ser um parceiro na aprendizagem de seus alunos, ser um bom mediador, se permitir aprender com os conhecimentos de seus alunos e poder refletir sobre sua prática.”