terça-feira, 28 de junho de 2011

Escola Municipal Cantinho da Alegria - Projeto: Diversidade na Escola

Escola Municipal Cantinho da Alegria







 Projeto: Diversidade na Escola




Tema: Galinha Ruiva
Professores: Valdelice Cardoso da Silva Ramos e Rose Neyde Cunha Sousa Lima
Série: 1° ano “A” e “B”





Apresentação
             A sociedade contemporânea vive em constante transformação e surgem continuamente novas funções sócias, desta forma, a história contada em sala de aula sempre foi utilizada para diversas finalidades e na maioria das vezes, foi beneficiada para que o aluna tenha gosto pela leitura dentro e fora sendo um instrumento de refúgio das pessoas que procuram viajar no mundo da imaginação uma, forma de compensar o sofrimento e a angústia, bem como orientação, para  a vida no mundo da leitura e escrita. A presença da historinha na vida dos alunos ou da sociedade adulta tem sido ao longo do tempo de transformação e amadurecimento, proporcionando-lhes um melhor desenvolvimento intelectual e cultural.
A galinha ruiva foi elaborada com a finalidade subsidiar os estudos e possibilitar a participação dos educandos de uma forma mais afetiva, quanto a , do profissional e construírem juntos o conhecimento que se articula a partir das idéias mental e criativas de todos aqueles que participam da escola.

Justificativa
             O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma pratica educacional voltada para a compreensão da realidade e dos direitos e responsabilidades em relação a vida pessoal e coletiva. Por tudo desse pressuporte, o educando sempre ligou sua existência de um ser superior, a quem presta estabelecimento de lugares e objeto como os livros de historinhas como processo educacional, é preciso criar condições para desenvolver a capacidade do uso eficaz da palavra para buscar conhecimentos.  Isto acontece através da leitura com a finalidade sonar duvidas e preparar os educandos a assumir e seu próprio papel de leitor. Porém, esse é apenas o primeiro passo ruma a uma verdadeira mudança que só acontecera quando desvercilhamos de velhos modelos e aceitamos   o novo com possibilidades de evolução.


Metas
·         Proporcionar aulas dinâmicas e participativas.
·         Alcançar uma mudança de atitude por parte das envolvidos no projeto.
Objetivos
·         Estimular o gosto pela leitura e despertar o prazer de ouvir e de contar uma historia.
·         Montar a historia organizando as figuras em uma sequência lógica – temporal.
·         Exercitar o tom de voz, a pronuncias das palavras e das frases, como ritmo, entonação expressiva e emoção.
·         Aprimorar a capacidade de comentar o que leu.
·         Comparar o que foi lido com outras versões de um mesmo texto para a sua reescrita.
Metodologia
·         Leitura feita pelo professor da historia galinha ruiva.
·         Desponibiliza-los para alguns alunos convidando-os a participar da leitura em voz alta, para que tenham dialogo sobre a história.
·          Confecções, dos livros sobre as historias usando as suas versões.
·         Produção textual com desenhos livres sobre  a historia lida.
·         Atividades individuas.
·         Dramatização da historia com os alunos do 1° ano  “A” e “B” para toda as turmas da escola.
Recursos
     Versões da historia galinha ruiva, uma original e outras adaptações e pesquisa na internet, caixa de som e microfone.



Relatório  
            Buscando contribuir para a formação do ser humano com capacidade de visão integral de cada situação vivida, varias atividades trabalhadas na historia da galinha ruiva foram bem aceito pelos educandos no crescimento do seu aprendizado . Neste sentido foi realizada varias atividades no 1° ano “A” com  o tema Diálogo sobre a Leitura infantil, onde foi trabalhada a historinha da galinha ruiva onde foram trabalhadas varias atividades diversificadas. Nos dias 17 a 28/06/11 foi trabalhada a leitura em voz alta pelos alunos, história contada e reescrita em outras versões  e confecção do livro da história galinha ruiva pelos alunos com a ajuda do professor regente da sala de aula Valdelice no dia 28/06/2011 foi a dramatização com as turmas do 1° ano “A” e “B”para  as turmas da mesma escola. Nesta perspectiva os alunos foram atenciosos, fizeram perguntas e foram companheiros em ouvi-los a apresentação da historia como pode ser evidenciados no anexo seguinte.