sexta-feira, 7 de outubro de 2011

II Encontro de Formação

Projeto de Formação: Conversa com os Professores Alfabetizadores

Objetivos:

  • Registro da prática como processo de desenvolvimento das crianças;
  • Desenvolver o aluno através da leitura e da prática de produção de textos;
  • Incentivar a praticar da leitura social e a escrita de forma criativa;
  • Favorecer a construção de um ambiente alfabetização;

Conteúdos:

  • Situação de leitura e escrita;
  • Conceito de alfabetização e cultura escrita;
  • Análise de produções de textos.
  • Propostas didáticas de alfabetização.
































Se pensarmos que a criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático, e que a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino, nada poderemos enxergar. Mas se pensarmos que as crianças são seres que ignoram que devem pedir permissão para começar a aprender, talvez comecemos a aceitar que podem saber, embora não tenha sido dada a elas a autorização institucional para tanto.
 Emilia Ferreiro

Rede de Ideias

Durante os meses de outubro a dezembro estará aberto um espaço para dúvidas e respostas a cerca do processo de alfabetização...as dúvidas são das professoras que participaram do Projeto Conversa com os Professores Alfabtizadores.

Ensinar cada vez melhor: neste compromisso você não está só.

  1. Sou professora do 1º ano e tenho dois aluos que não conseguem fixar o conteúdo, nem mesmos as sílabas simples, no reforço trabalhei com sílabas moveis, com atividades de fixação em folha, jogos, recortes. Gostaria de receber sugestões pois estou preocupada.
  2. Como trabalhar com uma criança que já lê para você, mas quando é para ela ler e produzir sozinha, se trava dizendo que não sabe e não faz nada?
  3. Devemos alfabetizar, utilizando a letra bastão ou a cursiva? E se alfabetizarmos com a bastão, qual o melhor momento para introduzir a letra cursiva?
  4. Como alfabetizar uma criança que não consegue se lembrar do que foi ensinado no dia anterior?
  5. Como continuar o trabalho com aluno que chega ao 2º ano sem conhecer o alfabeto?
  6. É correto separar as crianças mais desenvolvidas das não desenvolvidas com o objetivo de recuperar? Por exemplo: Escrever um texto no quadro e não deixar as crianças escrever enquanto eu não terminar terminar para sobrar tempo para trabalhar com quem precisa, isto acontece algumas vezes em minha sala e as crianças não se sentem excluidas.
  7. Como alfabetizar uma criança super agressiva?
  8. Como alfabetizar uma criança que hoje sabe o alfabeto e amanhã já esqueceu?
  9. Como alfabetizar uma criança que nunca se senta e é totalmente agressiva?
  10. Como trabalhar em uma sala com 30 crianças, sendo 10 com dificuldades na leitura e escrita. Onde já foram trabalhadas várias metodologias?
  11. Como trabalhar com alunos que conhece o alfabeto e as silabas, mas na hora de escrever e ler não consegue? Sendo que já foi usado várias metodologiado para sanar estas dificuldades.
  12. Até que ponto posso ajudar os meus alunos na hora de avaliar? Devo soletrar as palavras quando ele ainda não sabe escrever as respostas?
  13. Como trabalhar com uma criança que não gosta de estudar?
Todos os educadores que se sentem comprometido com a formação de uma sociedade alfabetizada devem deixar sua contribuição... estamos aguardando !