quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROJETO: DESCOBRINDO O SABOR DA LEITURA.

Caracterização da escola e da turma
Instituição de Ensino: Escola Municipal Maria Pereira Guimarães
Endereço: Rua Elias Lopes da Silva, 1971
Telefone: (063)3476-7025
Município: Colinas do Tocantins
Turmas: 1º ano A e B
Número de aluno: 40
Turnos: matutino e vespertino
Professoras: Elza Nunes de Araujo e Cleide de Sales Nolêto de Paulo
Duração: de agosto a dezembro 2011.

Apresentação

        Observando a necessidade de melhorar e diversificar a leitura das crianças e acreditando que através da leitura feita pelos alunos cria-se um clima de descontração, e o aprendizado ao mesmo tempo é que se faz necessário o desenvolvimento deste projeto.

Objetivos

·       Desenvolver leitura e oralidade.
·       Estimular a atenção através de história lida ou contada.
·       Conhecer autor, obra, ilustrador e editora da obra lida.
·       Ler com entonação correta.

Desenvolvimento das etapas do projeto

·                               Selecionar alguns livros de literatura infantil, curiosidades, reportagens que estimulem a percepção e o gosto das crianças tanto pela o ato de ler, quanto para ouvir a história contada por um colega.
·                               Fazer um sorteio entre as crianças, onde cada uma poderá escolhe entre o material selecionado o que quer ler e levar para casa, o qual irá fazer uma leitura aprofundada com apoio da família.

·                                Na data sorteada o aluno contará aos colegas o que leu com riqueza de detalhes e aqueles que ainda não dominam a leitura fazer leitura de imagem.

·       Obs: As ações acontecerá  de segunda a sexta-feira de forma que cada aluno terá a oportunidade de realizar a leitura e apresentação. 

Avaliação

Analisar o nível de aprendizagem das crianças após a conclusão, atentando para as hipóteses de leitura e oralidade.O que mudou? O que precisa ser melhorado? Quais habilidades e competências precisam ser retomadas?

Bibliografias

AMORIM, Maria Luisa. Coleção cada letra uma historia. Editora Fapi. 2ª Ed. Belo Horizonte, 2005.
BRASIL, André L. F. Coleção Diverticontros, edição 2004. Editora Brasil ltda.
Coleção os clássicos da literatura infantil.
Coleção de fábulas Inesquecíveis de isopor.
PINTO, Frances Rodrigues, coleção Francesinha. Editora Fapi, Belo Horizonte, 2003.
VIGATO, Lucia Helena. Coleção da Fala e da Escrita. Editora Fapi. Belo Horizonte, 2001.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos, Papo de pato. 1ª edição, Editora Saraiva: 2008.

Algumas evidências:





















































PROJETO DIDÁTICO REESCRITA DE FÁBULAS



Escola Municipal Primavera
“Educando mentes e corações”

PROJETO DIDÁTICO
REESCRITA DE FÁBULAS
 

1.    APRESENTAÇÃO

O Projeto "Reescrita de Fábulas” tem objetivo de encantar os alunos do 1º ano, levando-os a refletirem, também, sobre valores éticos e sociais.
E nada melhor do que as fábulas, histórias tão antigas, mas tão atuais, para nos ajudar nessa missão tão relevante para a formação de nossos pequenos cidadãos leitores e escritores.
   
      
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA
2.1.Dados da Escola:
Instituição de Ensino: Escola Municipal Primavera
Endereço – Rua Amazonas nº 10
Município: Colinas do Tocantins
Fone: 63 3476 7027
Nível de Ensino – Jardim  ao 9º ano do Ensino Fundamental I

2.2. Dados da Turma:
Turma – 1º e 2º  ano
Número de aluno: 17 e 20
Turno: Matutino
Professoras :  Lécia da Silva Santos e Maria Goreth

3. Justificativa

Pensando em estimular a leitura, a escrita e a criatividade e tantas outras linguagens, optamos em realizar um trabalho sobre as fábulas, pois são  leituras interessantíssimas que com certeza prenderão a atenção dos alunos porque serão mostradas muitas histórias de fabulistas consagrados com ensinamentos que elas contemplam e posteriormente os alunos serão incentivados a reescreverem colocando em prática suas opiniões, despertando assim o interesse de conhecer o universo mágico que é a leitura.

4.OBJETIVOS:
4.1 Geral - Desenvolver comportamentos leitores e escritores associados á  situação de produção de fábulas, tendo em vista a elaboração de um livro e/ou gravação de um CD que será destinado aos pais.

4.2 Específicos
Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
Motivar a turma em prol do produto final do projeto.

Levantar o conhecimento sobre as fábulas conhecidas e desconhecidas e contá-las (as conhecidas) livremente;

Trabalhar a estrutura da fábula de modo que o aluno entenda e escreva inicio, meio e  fim.

Incentivar os alunos a terem o hábito da leitura e escrita.


4.2. TEMPO ESTIMADO:
2 (três) semanas – 10 dias letivos

4.3 DESENVOLVIMENTO
·         Leitura em voz alta pela professora.
·         Aula na sala de multimídia (discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábulas e releituras).
·         Leitura de fábulas para um contato mais freqüente com o gênero.
·         Reconto de fábulas trabalhadas.
·         Criação de fábulas, inclusive com dados modernos.
·         Exposição de Fábulas.
·         Oficina de Fábulas (mosaico, dobradura
·         Dramatização, pelos (as) alunos (as) de uma fábula criada.
·         Elaboração de um livro e Cd com as fábulas recriadas pelos alunos.
·         Interpretação de fábulas.


 4.5. MATERIAL NECESSÁRIO
CDs
● Cartaz com fabulas;
● Papel oficio;
● Lápis colorido;
● Lápis grafite.
●aparelho de som

4.4. PRODUTO FINAL

            Elaboração de um livro e gravação de uma CD para ser distribuído aos pais.

5. AVALIAÇÃO

         Analisar o nível de aprendizagem das crianças após a conclusão, atentando para as hipóteses de leitura, escrita e oralidade. O que mudou? O que precisa ser melhorado? Quais habilidades e competências precisam ser retomadas?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.
  
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10ª edição Scipione. São Paulo: 1997.






PROJETO “PASTA DA LEITURA”


Nome: Escola Municipal Maria Pereira Guimarães
Titulo do projeto: “Pasta da Leitura”
Número de projeto: 01
Local de realização: Escola Municipal Maria Pereira Guimarães.
Vigência: Fevereiro a Novembro de 2011.
Publico a ser envolvido: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.
Professora: Adriana Rodrigues de A. Silva
Coordenadora: Mariza Milhomem de Souza
Coordenadora de Apoio: Luciana Mendes da Silva

Diretora: Luciene Vitor Pereira e Silva

 APRESENTAÇÃO:
O Projeto “Pasta da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. Eu como professora acredito que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.

         JUSTIFICATIVA

A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais falante, bruxas; pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia.
E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos.


          OBJETIVOS:

• Incentivar o gosto pela leitura,
• Conhecer histórias variadas,
• Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras,
• Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros,
• Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto estima das crianças,
• Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.  
            DESENVOLVIMENTO:
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levam para casa uma pasta (uma p/menino e outra p/menina) contendo um livro de estória infantil e uma folha de registro, onde terá que registrar o nome do autor, a sua opinião sobre a estória lida; usando escrita. Depois, cada aluno apresentará sua leitura ou interpretação aos colegas. Na apresentação em sala, o aluno (a) também, poderá apenas responder as perguntas feitas pelos colegas ou pela professora sobre o livro. Ou deixar por conta da imaginação do aluno.
Acontecerá a partir do mês de fevereiro até o término do ano letivo.  Cada aluno irá ter a oportunidade de ler em média oito livros.
Obs: Esta ação irá acontecer de segunda a sexta-feira no 1º momento, cada dia um menino e uma menina fará a apresentação do livro lido, sendo que todos terão a oportunidade de participar.
              AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor e interpretação de texto no dia-a-dia.
BIBLIOGRAFIA
DINIZ, Edinha, Chiquinha Gonzaga; ilustrações de Ângelo Bonito. – 2 ed.- S. Paulo:Callis Ed.,  2009.
COIMBRA, Hebe. Para onde pulou a pulga?  Ilustração Graça Lima. – Rio de Janeiro: Manati, 2008.
LERNER, Delia: Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário; tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORALES, Yuyi. Só um minutinho: um conto de esperteza num livro de contar/São Paulo FTD, 2008.
MELLO, Roger. A flor do lado de lá/ Roger Melo; 6. Ed.- S. Paulo: Global, 2004- (coleção só imagem).
      EVIDÊNCIAS: