sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto Leitura de parlendas

ESCOLA MUNICIPAL TEODOMIRO RODRIGUES DA ROCHA
PROFESSORAS: ANTÔNIA, MARIA AMÉLIA, E NEILA  
TURMAS: 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERÍODO: AGOSTO DE 2011

Projeto Leitura de parlendas

Bloco de Conteúdo
Língua escrita

Conteúdo
Leitura

Objetivos - Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Tempo estimado
Um mês.

Material necessário
Livro Salada, Saladinha (Maria José da Nóbrega e Rose Pamplona, 56 págs., Ed. Moderna), pincel, papel a4, cartolinas e lápis de cor. Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo e organize um momento para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.
2ª etapa
Apresente o livro Salada Saladinha e proponha a publicação de uma coletânea de parlendas organizada pela turma. Oriente os alunos a decidir aspectos como "quem serão os leitores". Em grupos, eles devem manusear o livro para observar como ele é organizado. 
3ª etapa
Produza com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas e proponha que selecionem as que vão compor a coletânea. Liste as tarefas que devem ser cumpridas para a organização da publicação, como a seleção de textos e a elaboração da dedicatória, das ilustrações e da capa, definindo o prazo para o lançamento.
4ª etapa
Distribua para cada dupla cópias de parlendas escritas em letra bastão, misturando um texto selecionado a outros do mesmo gênero que não foram escolhidos para o livro. Nenhum deles deve conter o título, para que os alunos tenham de fazer a leitura do texto inteiro a fim de identificá-los. Para selecionar o que entregar a cada dupla, atente-se para as características quantitativas e qualitativas das parlendas. Observe o conjunto abaixo. A tarefa das crianças é localizar a parlenda Santa Luzia:

Texto I
SANTA LUZIA
PASSOU POR AQUI
COM SEU CAVALINHO
COMENDO CAPIM
SANTA LUZIA
QUE TINHA TRÊS FILHAS:
UMA QUE FIAVA
UMA QUE TECIA
UMA QUE TIRAVA
O CISCO QUE HAVIA

Texto II
SANTA CLARA CLAREOU,
SÃO DOMINGOS ALUMIOU.
VAI, CHUVA!
VEM, SOL!
VAI CHUVA!
VEM SOL!
PRA SECAR O MEU LENÇOL!

Texto III
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE RATINHO
QUE O GATO TE COME


Entregar aos estudantes os textos I, II e III; ou os textos I e II, ou ainda os textos I e III, consiste em decisões didáticas que apresentam distintos problemas de leitura. Entre Corre Ratinho e Santa Luzia, há mais contrastes quantitativos e qualitativos do que entre Santa Luzia e Santa Clara Clareou, o que torna a tarefa mais desafiadora.
A leitura dos textos I, II e III pode colocar desafios para as crianças que já pensam nos aspectos quantitativos do sistema de escrita, enquanto a proposta com os textos I e III é desafiadora para quem está começando a considerá-los. O tamanho das parlendas, a quantidade de estrofes, as letras usadas e a existência ou não de termos repetidos nos textos são alguns dos índices a considerar ao planejar as sessões de leitura.
Como sabem o que está escrito, antecipar onde isso está escrito é a primeira estratégia usada pelos estudantes. Nessas sessões de leitura, a ação dos alunos será buscar ajustar as cadeias orais aos segmentos escritos. Não é óbvia para eles a relação entre o oral e o escrito, entre as partes e o todo. Desse modo, favoreça que possam colocar em jogo o que sabem sobre o sistema de escrita, mas passem a incluir, ao longo das sessões, novos aspectos não considerados inicialmente.
Garanta que todos justifiquem essas antecipações levando em conta as marcas gráficas do texto. Identificados os textos a ser publicados, recolha as parlendas não selecionadas, deixando com cada dupla a parlenda escolhida. Solicite que todos planejem e executem as ilustrações dos textos e da capa do livro.
5ª etapa
Reúna as parlendas ilustradas e a capa, proponha a escrita da dedicatória e comunique à comunidade escolar o lançamento da coletânea.


Produto final
Coletânea de parlendas.


Avaliação
Observe os progressos dos alunos em relação à construção do sistema de escrita e ao desenvolvimento de comportamentos leitores:
- Os estudantes memorizaram e se divertiram com as parlendas?
- Ampliaram o repertório de parlendas conhecidas?
- Realizaram as tarefas de leitura, arriscando-se a antecipar o que estava escrito e verificando as antecipações, considerando as marcas gráficas e os índices quantitativos e qualitativos?



Evidências:

ESCOLA MUNICIPAL TEODOMIRO RODRIGUES DA ROCHA
PROFESSORAS: MARIA AMÉLIA E ANTÔNIA
TURMAS: 1º ANO A e B


RELATÓRIO DO PROJETO PARLENDAS


Com a proximidade do dia do Folclore optamos por trabalhar o Projeto Parlendas, para reconhecimento da data, do gênero literário e também para o reconhecimento de algumas tradições.
Primeiro foi apresentado o Projeto com o propósito de confeccionar um livrinho e em seguida apresentamos diversos textos parlendas para os alunos, com leituras feitas pela professora. Depois foram selecionadas algumas, reproduzidas as cópias em cartaz para serem lidas com os alunos. Trabalhamos a reescrita, fizemos a montagem de texto fatiado e criação de títulos para os textos. Houve também pesquisa dos alunos de parlendas no seu meio familiar.
Após ter explorado bem os textos selecionamos e reproduzimos cópias digitadas para a composição do livrinho. Preparamos as páginas e colamos as letras das parlendas, uma para cada aluno e eles ilustraram tentando criar a imagem aproximada ao assunto do texto. Em seguida foram recolhidos todos os textos ilustrados, montamos a coletânea e criamos a dedicatória coletivamente. Enfim pegamos o livrinho e fizemos o acabamento final com capa, apresentação e encadernação para em seguida ser apresentado à comunidade escolar.

Colinas do Tocantins, agosto de 2011



















2º ano A e B:
































ESCOLA MUNICIPAL TEODOMIRO RODRIGUES DA ROCHA
PROFESSORAS: MARIA AMÉLIA E ANTÔNIA
TURMAS: 1º ANO A e B


RELATÓRIO DO TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS


As atividades começaram com as professoras contando a história dos três porquinhos com o uso de cartaz confeccionado em cartolina.
Em outro momento fomos assistir a um vídeo com a historinha, onde as crianças comentaram bastante sobre o vídeo. Em seguida foi lida a mesma historinha em várias versões de autores diferentes, até mesmo a história na versão do lobo.
Após algumas explanações propomos a produção do texto coletivo com a professora como escriba, observando uma sequência de imagens em cartaz.
O trabalho foi muito produtivo, pois despertou bastante o interesse das crianças pela leitura e produção de textos.
Durante os trabalhos, procuramos mostrar aos alunos a importância dos autores das historinhas, ou seja, quem escreveu a historinha e quem desenhou as imagens e isso despertou neles a curiosidade de observar nos  textos trabalhados quem são os autores e o que é ser autor  e a partir de então considerarem-se autores quando fizerem suas produções.

Colinas do Tocantins, setembro de 2011.





Trabalhado com leitura nos 1º anos: