sábado, 5 de novembro de 2011

PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL– “Sabores do Saber”

IDENTIFICAÇÃO


1.1 -  Título: Leitura e Produção Textual – “Sabores do Saber”
1.2 - Área de atuação: Língua Portuguesa
1.3 - Professor (a): Maria Olímpio da Silva Maione
1.4 - Coordenadora pedagógica: Fátima Piedade Lemes
1.5 - Diretor (a): Elicivania  Arantes de Souza Monteiro
1.6 - Público Alvo: 2º ano do Ensino Fundamental
1.7 - Duração: 01 semana


JUSTIFICATIVA

O presente projeto foi elaborado com o intuito de trabalhar com alunos do 2ª ano do ensino fundamental na Escola Municipal Alto da Bela Vista, com duração de uma semana, e tem a finalidade de ampliar os conhecimentos existentes nas áreas de Língua Portuguesa.
Segundo Paulo Freire (2003), “é na leitura de mundo que se dá os primeiros passos e que se faz as primeiras descobertas”. É usando as palavras do grande educador Paulo Freire, que se fundamenta a nossa prática.
Ao chegar à escola, a criança já conquistou uma enorme bagagem de conhecimentos. E o papel do educador é estimular a criança a novas descobertas, favorecendo a interação entre o que ela trás de seu mundo e as novas hipóteses que formula para a construção do saber sistematizado.
Os clássicos infantis fazem parte do dia-a-dia da criança. È ouvindo histórias infantis que a maioria das crianças crescem e a partir daí, vão formulando novos conhecimentos fazendo novas descobertas. “Ler é procurar ou buscar criar compreensão  do lido, daí, entre outros pontos fundamentais, a importância  do ensino correto da leitura e da escrita (FREIRE 2003)”.
Partindo desse principio, o projeto contemplará a busca pela compreensão da leitura e o desenvolvimento da escrita pela produção textual dos alunos.
É nessa perspectiva que propomos realizar este trabalho, sendo mais um recurso de que o professor dispõe para enriquecer o seu trabalho, favorecendo a construção do saber e conseqüentemente  em busca  de uma sociedade letrada e capaz de não só produzir, mas também decifrar  os códigos e elementos textuais presentes  no cotidiano.

OBJETIVOS GERAIS

Desperta no educando o gosto pela leitura e produção textual, expandindo o uso da linguagem, com o intuito de conhecer e respeitar as diferenças lingüísticas da língua materna, valorizando a leitura das histórias infantis como fonte de informação, colocando ao educando que aprender è  como saborear um doce predileto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·         Valorizar a leitura como fonte de informação e via de acesso aos mundos criados pela literatura;
·         Incentivar e despertar o gosto pelo hábito da leitura;
·         Estimular a produção escrita desenvolvendo a criatividade textual;
·         Tornar o aluno um leitor-escritor participativo;
·         Desenvolver habilidades para a construção de textos narrativos e outros;
·         Ampliar o vocabulário,
·         Conhecimento da linguagem;
·         Desenvolver oralidade;
·         Desenvolver habilidades artísticas
·         Desenvolver as habilidades de análise, síntese e percepção dos fatos.


METODOLOGIAS

O tema será desenvolvido a partir das seguintes metodologias:

·         Leitura individual;
·         Produção de textos;
·         Trabalhos com gravuras;
·         Confecção de cartazes;
·         Recriar e contextualizar histórias.

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

·         Durante a execução do projeto, a professora ornamentará a sala de acordo com a necessidade da turma, tornando a sala um ambiente mais alegre e motivador;
·         A cada aula ministrada será distribuirá um doce diferente (bombons, pirulitos, balas, sorvetes) enfatizando a relação do sabor de aprender com  o saborear de um doce;
·         Cada aula ministrada será registrada através de fotografias;
·         Posicionar a turma em forma de circulo, fazendo a argüição oral das histórias;
·         A professora explicará aos alunos o planejamento para o dia de aula;
·         História do patinho feio, e contextualização da mesma;
·         Propor desenhos da parte da história que mais chamou a atenção, criar outro texto para a história;
·         Abordar valores existentes nas histórias, trazendo-os para a realidade, contextualizando-os;
·         Propor aos educandos a interpretação textual das histórias, pesquisando no dicionário as palavras desconhecidas;
·         Utilizar gravuras para os educandos  produzirem  histórias, finalizando com leitura;
·         Correção e leitura das histórias; onde todos poderão colocar suas idéias e opiniões sobre a criatividade de cada um.
·         Motivar os  alunos prestarem atenção aos personagens e no enredo da história;
·         Interpretação escrita, onde os alunos deverão responder questões relacionadas ao tema;
·         Enfatizar aos alunos a importância de usar corretamente a ortografia, a pontuação e a utilização dos parágrafos no processo de produção da escrita;
·         Atividade de leitura interpretação textual, que enfatize a ortografia da letra J;
·         Ditado com ausência de acentuação para que os alunos percebam a falta de entonação na leitura;
·         Enfatizar os tipos de informação que o texto contém;
·         Leitura silenciosa de textos;
                                                                                                                           
RECURSOS

QUANTIDADE
DISCRIMINAÇÃO
10
Cartolinas
03 pact -100 f.
Xamequinho
05 cx
Giz de cera
05
Cola-quente
10
Tesoura
01
Máquina fotográfica
06
Lápis de cor
24
Borrachas
01 pct

Pirulito
17 un
EVA
02 un
Papel paraná
02 un
Pilhas alcalinas

AVALIAÇÃO

A avaliação enfatizará a observação do interesse e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Deve-se ter em conta que não se trata de avaliar somente a criança, mas também as situações de aprendizagens que forem oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
Serão avaliadas as produções textuais e a leitura de cada aluno, respeitando suas vivências e experiências de vida e escolar. Esta deve acontecer continuamente durante a execução do projeto.

BIBLIOGRAFIA


FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler. 45ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não, Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 2003.


Algumas Evidências:













Projeto: Praticando leitura através de rótulos e embalagens.

    Escola Municipal Alto da Bela Vista
    Projeto: Praticando leitura através de rótulos e embalagens.
    Professora: Suiane de Godoi Souza
    Duração: 1 semana
    Turma: 1º Ano

    Introdução
            É sabido da importância da leitura na vida de todo e qualquer individuo, toda educação   comprometida com o exercício da cidadania precisa propiciar condições para o desenvolvimento de  diversos tipos de textos, sabe-se que a necessidade de aprendizagem da leitura, em um determinado  momento, passa a ser uma imposição social, pois amplia o campo de ação da criança e aumenta suas  possibilidades de assimilar o mundo, de organizá-lo. É necessário, que o professor promova atividades e  experiências que estimulem naturalmente a necessidade da criança de ler. Os rótulos e embalagens são  portadores de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de  leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.

    Justificativa
            As atividades baseadas em leitura são de grande relevância para a alfabetização. Bamberger  (1991:26) aponta a leitura como algo que deve ser tido como um habito, deve também ser fonte de  prazer e nunca uma atividade obrigatória.Portanto,é de suma importância estimularmos nossas crianças  de maneira criativa e prazerosa,para o habito da leitura.

    Objetivos
§          Perceber situações em que faz sentido buscar informações nos rótulos e embalagens.
§         Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto.
§         Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
§       Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar  as      informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo; praticar a separação de silabas.
§         Classificar os produtos estudados por gênero, gênero alimentícios   e higiene e limpeza.

    Recursos Utilizados
  Rótulos e embalagens de produtos diversos.
  Alfabeto móvel
  Cartolina
  Pincel
  Cola
  Tesoura
 
   Desenvolvimento
   1º Dia
§     Organizar a roda de leitura.
§    Leitura do texto sacolinhas plásticas, seguido da identificação dos nomes dos rótulos e embalagens de  produtos, posteriormente pintura dos mesmos, separação das palavras encontradas no texto de acordo com suas respectivas categorias.
   2º Dia
§    Produzir um cartaz com os rótulos e embalagens trazidos por eles, separando-os em gêneros alimentícios e higiene e limpeza.

 3º Dia
§    Ler os rótulos e embalagens e escrever a palavra utilizando o alfabeto móvel.
 4º Dia
§     Visita ao mercado do bairro para reconhecer os rótulos e embalagens já estudados em sala e identificar novos rótulos e embalagens.
§     Registrar as novas descobertas que foram obtidas no mercado.
 5º Dia
§        Desenvolver atividades com as palavras estudadas, tais como:
    Caça-palavras
    Silabas embaralhada
    Jogo da memória
    Separação de silabas

Produto final
         Produção de texto utilizando os produtos já estudos e exposição dos mesmos, leitura em voz alta feita pela professora e alunos.

Avaliação
A avaliação é de suma importância para o diagnóstico contínuo, o mesmo serve de subsídio para uma tomada de decisão na perspectiva de supostas intervenções. Desta forma, a avaliação funciona como instrumento que possibilita ao professor buscar novas metodologias a prática docente a partir dos resultados alcançados com os alunos, podendo assim planejar intervenções posteriores.
 http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/06/normal-0-21-false-false-false_28.html
BATITUCE, Graça. A maneira lúdica de ensinar, Belo Horizonte, MG Editora Fapi.
BATITUCE, Graça. A maneira lúdica de ensinar, Belo Horizonte, MG Editora Fapi.
SOUZA, Rosimere. No mundo da alfabetização, Belo Horizonte, MG Editora Fapi.
RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Medição, 2005.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

  • Evidências:







Projeto: Textos do Dia – a – Dia.

Escola Municipal Paraíso
“Educando para um mundo melhor”



Textos do Dia – a – Dia.

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Peter Drucker.


1- Identificação.
1.1- Título: Textos do dia- a – dia.
1.2- Autora: Joana de Carvalho Morais.
1.3- Área de atuação: Língua Portuguesa.
1.4- Público Alvo: Alunos do 2º ano A/B do ensino fundamental l.
1.5- Duração: Março a Dezembro de 2011.

2- Justificativa
A opção por textos que circulam e são comumente utilizados pelas pessoas e pelas crianças, no dia- a – dia, se reveste de fundamental importância neste projeto, na medida em que a preocupação central do mesmo é com a função social da escrita.
Ao explorar esses textos, o que se pretende é que a criança, além de ampliar o conceito que possui sobre os mesmos, compreenda a escrita como elemento fundamental para a compreensão do em torno e como mediadora das diversas práticas sociais.

3. Objetivos Gerais
                 Reconhecer e valorizar a língua como um processo que se constitui e se transforma nas relações e práticas sociais.
                 Oportunizar, á criança, a expressão de sentimentos, idéias, opinião e experiências.
                 Valorizar a interação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos e como forma de elaboração de conhecimentos.
                 Possibilitar á criança a identificação dos processos pelos quais os homens produziram a língua ao longo de sua história.
                 Proporcionar a exploração e reconhecimento dos elementos dos textos, sua rede de significados e a sua estrutura.
3.1-Objetivos Relativos à:
A- linguagem oral.
                 Desenvolver a habilidade de adequar o discurso oral às situações comunicativas.
                 Possibilitar a participação em intercâmbios sociais, desenvolvendo a habilidade de falar e de ouvir.
                 Desenvolver a habilidade de formular perguntas e buscar respostas.
                 Manifestar sentimentos, opiniões, idéias, buscando clareza e ordenação da fala.
B- Leitura
                 Incentivar a leitura de diferentes tipos de textos.
                 Desenvolver as habilidades de leitura oral e silenciosa.
                 Utilizar os conhecimentos prévios para construir significados na leitura. Estabelecer relações entre textos.
                 Ler e interpretar textos, buscando compreender o jogo de palavras e de sentidos construídos pelo autor.
C- Produção De Textos
                 Produzir diferentes tipos de textos levando em consideração destinatário, finalidade e características do texto.
                 Produzir textos utilizando estratégias de planejamentos, rascunho, revisão e edição.
                 Cuidar da apresentação do texto redigido, considerando a sua finalidade e o leitor a que se destina.
D- Conhecimentos Linguísticos
                 Analisar relações e ou diferenças entre segmentos orais e escritos.
                 Reconhecer regularidades ortográficas.
                 Identificar aspectos relativos à concordância verbal e nominal.
                 Identificar aspectos relativos ao grau do substantivo.
                 Identificar aspectos relativos ao número do substantivo.
4. Atividades Desencadeadoras
Roda de conversa com exploração de espaços sociais onde circulam textos diversificados.

5. Desenvolvimento
                  Oficina de leitura;
                  Operação cata-texto para recolher textos nos espaços que a criança conviver e levar para a sala.
                 Leitura de textos do tipo: placas de trânsito, catálogo de produto, embalagem, cartazes.
                 Oficina de frutas – Levar para a sala, frutas que iniciam com a letra do alfabeto e explorar o nome da fruta.
                 Oficina de arte – Produção de pintura a partir de uma obra de arte.
                 Oficina de produção de texto – Produção de bilhetes, convite e cartas.
                 Oficina de criação e divulgação de produto.
                 Oficina de leitura – Leitura de textos poéticos, descritivos, narrativos e reportagem de jornais.
                 Oficina de leitura – Leitura de textos do livro – Porta aberta.
                 Oficina de brinquedos – Cruzadinha do alfabeto.
                 Roda de leitura com os pais e pessoas da comunidade de modo geral.
                 Dentre esses foram trabalhadas: Anúncios cartum e dando continuidade com os contos de fadas, para que assim esteja incentivando à escrita e reescrita dos educando.
Em parceria com a biblioteca escolar que fará uma relação de livros para que os alunos possam apreciar e escolher a leitura que melhor agrade-lhes, pois a leitura tem que ser por prazer e não como imposição, pois com essas leituras estará dando mais condições para o aluno escrever e reescrever seus textos.

 
6. Recursos Materiais
                 Textos diversos;
                 Livros diversos;
                 Papeis diversos;
                 Pinceis;
                 Tesouras;
                 Cola;
                 Computador;
                 Vídeo;
                 CDs;
                 Data show;
                 Aparelho de som;
                 Entre outros.
6.1 Recursos Humanos

 Equipe escolar, alunos do 2º ano A/B e pais;
 Comunidade.

7. Avaliação
Avaliar, buscando, assim uma visão geral do processo vivido pela turma em cada uma de suas etapas.

8. Referencias Bibliográficas
Parâmetros curriculares nacionais: Introdução; Português.
Revista nova escola;
Coleção alfabetização: Língua Portuguesa;
Pedagogia de projetos interdisciplinar – Tânia Dias Queiroz.

Relatório do projeto: Textos do dia-a-dia.
Realizou-se no dia, de maio a dezembro de 2011, na Escola Municipal Paraíso no período vespertino e matutino, o projeto: Textos do dia-a-dia, nas turmas dos 2º anos do (Ensino Fundamental l). O projeto teve como objetivo as rodas de conversa aportunizando às crianças explorarem o conhecimento prévio que cada um possui.
As oficinas de leitura reúnem textos diversificados relativo ao tema do projeto visando à formação de leitores competentes, além de fomentar a formação de produtores de textos, articulando assim as competências relativas à Leitura e à escrita.
Em relação à leitura, é importante conceber o ato de ler como um ato de produção de significados realizado pelo leitor ao processar um texto, a partir de seus conhecimentos prévios sobre o assunto, de seus interesses e objetivos em relação ao texto, do que conhece sobre a língua.
Assim, as oficinas de leitura tiveram participação de leitores da comunidade. Nesta perspectiva, cada leitor organizou a forma própria para processar o texto a fim de atingir os diversos objetivos de leitura.
A roda de avaliação foi feita ao longo do projeto e não somente no final. Porém a roda de avaliação durante o projeto teve os avanços obtidos vivenciando o aprendizado nas habilidades proposta do projeto.
Portanto tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “textos do dia a dia” foi pensado para incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visou também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivando a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de textos que circulam em nosso meio.
Encerramos a realização deste projeto com exposição de livros literários na sala de aula e exposição das produções textuais.
           Seguem anexo as evidências do projeto.