IDENTIFICAÇÃO
1.1 - Título: Leitura e Produção Textual – “Sabores do Saber”
1.2 - Área de atuação: Língua Portuguesa
1.3 - Professor (a): Maria Olímpio da Silva Maione
1.4 - Coordenadora pedagógica: Fátima Piedade Lemes
1.5 - Diretor (a): Elicivania Arantes de Souza Monteiro
1.6 - Público Alvo: 2º ano do Ensino Fundamental
1.7 - Duração: 01 semana
JUSTIFICATIVA
O presente projeto foi elaborado com o intuito de trabalhar com alunos do 2ª ano do ensino fundamental na Escola Municipal Alto da Bela Vista, com duração de uma semana, e tem a finalidade de ampliar os conhecimentos existentes nas áreas de Língua Portuguesa.
Segundo Paulo Freire (2003), “é na leitura de mundo que se dá os primeiros passos e que se faz as primeiras descobertas”. É usando as palavras do grande educador Paulo Freire, que se fundamenta a nossa prática.
Ao chegar à escola, a criança já conquistou uma enorme bagagem de conhecimentos. E o papel do educador é estimular a criança a novas descobertas, favorecendo a interação entre o que ela trás de seu mundo e as novas hipóteses que formula para a construção do saber sistematizado.
Os clássicos infantis fazem parte do dia-a-dia da criança. È ouvindo histórias infantis que a maioria das crianças crescem e a partir daí, vão formulando novos conhecimentos fazendo novas descobertas. “Ler é procurar ou buscar criar compreensão do lido, daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita (FREIRE 2003)”.
Partindo desse principio, o projeto contemplará a busca pela compreensão da leitura e o desenvolvimento da escrita pela produção textual dos alunos.
É nessa perspectiva que propomos realizar este trabalho, sendo mais um recurso de que o professor dispõe para enriquecer o seu trabalho, favorecendo a construção do saber e conseqüentemente em busca de uma sociedade letrada e capaz de não só produzir, mas também decifrar os códigos e elementos textuais presentes no cotidiano.
OBJETIVOS GERAIS
Desperta no educando o gosto pela leitura e produção textual, expandindo o uso da linguagem, com o intuito de conhecer e respeitar as diferenças lingüísticas da língua materna, valorizando a leitura das histórias infantis como fonte de informação, colocando ao educando que aprender è como saborear um doce predileto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar a leitura como fonte de informação e via de acesso aos mundos criados pela literatura;
· Incentivar e despertar o gosto pelo hábito da leitura;
· Estimular a produção escrita desenvolvendo a criatividade textual;
· Tornar o aluno um leitor-escritor participativo;
· Desenvolver habilidades para a construção de textos narrativos e outros;
· Ampliar o vocabulário,
· Conhecimento da linguagem;
· Desenvolver oralidade;
· Desenvolver habilidades artísticas
· Desenvolver as habilidades de análise, síntese e percepção dos fatos.
METODOLOGIAS
O tema será desenvolvido a partir das seguintes metodologias:
· Leitura individual;
· Produção de textos;
· Trabalhos com gravuras;
· Confecção de cartazes;
· Recriar e contextualizar histórias.
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
· Durante a execução do projeto, a professora ornamentará a sala de acordo com a necessidade da turma, tornando a sala um ambiente mais alegre e motivador;
· A cada aula ministrada será distribuirá um doce diferente (bombons, pirulitos, balas, sorvetes) enfatizando a relação do sabor de aprender com o saborear de um doce;
· Cada aula ministrada será registrada através de fotografias;
· Posicionar a turma em forma de circulo, fazendo a argüição oral das histórias;
· A professora explicará aos alunos o planejamento para o dia de aula;
· História do patinho feio, e contextualização da mesma;
· Propor desenhos da parte da história que mais chamou a atenção, criar outro texto para a história;
· Abordar valores existentes nas histórias, trazendo-os para a realidade, contextualizando-os;
· Propor aos educandos a interpretação textual das histórias, pesquisando no dicionário as palavras desconhecidas;
· Utilizar gravuras para os educandos produzirem histórias, finalizando com leitura;
· Correção e leitura das histórias; onde todos poderão colocar suas idéias e opiniões sobre a criatividade de cada um.
· Motivar os alunos prestarem atenção aos personagens e no enredo da história;
· Interpretação escrita, onde os alunos deverão responder questões relacionadas ao tema;
· Enfatizar aos alunos a importância de usar corretamente a ortografia, a pontuação e a utilização dos parágrafos no processo de produção da escrita;
· Atividade de leitura interpretação textual, que enfatize a ortografia da letra J;
· Ditado com ausência de acentuação para que os alunos percebam a falta de entonação na leitura;
· Enfatizar os tipos de informação que o texto contém;
· Leitura silenciosa de textos;
RECURSOS
QUANTIDADE | DISCRIMINAÇÃO |
10 | Cartolinas |
03 pact -100 f. | Xamequinho |
05 cx | Giz de cera |
05 | Cola-quente |
10 | Tesoura |
01 | Máquina fotográfica |
06 | Lápis de cor |
24 | Borrachas |
01 pct | Pirulito |
17 un | EVA |
02 un | Papel paraná |
02 un | Pilhas alcalinas |
AVALIAÇÃO
A avaliação enfatizará a observação do interesse e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Deve-se ter em conta que não se trata de avaliar somente a criança, mas também as situações de aprendizagens que forem oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
Serão avaliadas as produções textuais e a leitura de cada aluno, respeitando suas vivências e experiências de vida e escolar. Esta deve acontecer continuamente durante a execução do projeto.
BIBLIOGRAFIA
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler. 45ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não, Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 2003.