segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto: Maleta Viajante

Escola Municipal Paraíso
“Educando para um mundo melhor”

Projeto: Maleta Viajante
Professora: Keyla Jacinto da Silva
Turma: 1º ano único
Tempo estimado: 3 meses
Turno: matutino
Direção: Sônia Maria Rodrigues
Coordenação: Luiza Gomes de Abreu
                        Roberta Almeida Dantas de Medeiros
                        Antônio Sergio T. Cavalcante
Secretaria: Ingrid Saraiva dos Santos

“No começo de um projeto podemos fazer tudo, mas não sabemos nada. No final do projeto sabemos tudo, mas não podemos fazer nada.”
(Autor desconhecido)
1. Objetivo
Oferecer ao aluno o gosto pela leitura, além da oportunidade de contato com lúdico, o despertar da atenção, do raciocínio e da criatividade em permitir à criança um contato com a escrita e com o mundo imaginário.

2. Conteúdos:
  • Oralidade
  • Imaginação
  •  Produção textual
3. Recursos:
3.1 Material:
  • Livros literários;
  •  Chamex;
  •  EVA;
  • Cola quente;
  • Câmera fotográfica;
3.2 Humano:
  • Professora;
  • Alunos;
  • Pais;
  • Equipe pedagógica;
4. Desenvolvimento
Construir a maleta viajante masculina e feminina. Dentro da maleta viajante possui um livro de literatura infantil onde três vezes por semana dois estudantes da turma são sorteados para levar para casa a maleta viajante, com ajuda dos pais ou responsável irão ler a história do livro para eles, dando oportunidade também aos pais e aos irmãos, de terem contato com os livros, e assim desfrutarem de uma boa leitura.
Os estudantes ficam entusiasmados e aguardam com ansiedade quando chegar a sua vez, de levar a maleta viajante para casa.

5. Produção final
Análise do desempenho das crianças no decorrer do projeto, observando se a participação das atividades propostas.

Evidências: 


Escola Municipal Paraíso
“Educar para um mundo melhor”

Identificação
Título: Maleta Viajante
Autora: Keyla Jacinto da Silva
Área de atuação: Língua Portuguesa
Público: Alunos do 1º ano do ensino fundamental

Relatório sobre o projeto: Maleta Viajante

O Projeto Maleta Viajante iniciou no mês de setembro de 2011 na Escola Municipal Paraíso no período matutino. O projeto maleta viajante na turma do 1º ano único do ensino fundamental.
 O projeto teve como objetivo oferecer ao aluno o gosto pela leitura além da oportunidade de contato com lúdico, o despertar da atenção, do raciocínio e da criatividade em permitir á criança um contato com a escrita e com mundo imaginário.
O primeiro passo foi agendar uma reunião com os pais para explicar o projeto. Em seguida o sorteio dos alunos três vezes por semana duas crianças leva o livro para casa na Maleta Viajante com ajuda dos pais ou responsável para contar a história do livro, o aluno vai recontar a história para seus colegas na sala.
Percebo que esse projeto mudou a postura de alguns alunos mesmo os pais que não sabem ler têm mostrado interesse. Os alunos contam q sentam com alguém em casa que é alfabetizado e houve a história em família, mas, alguns contam também que a mãe não leu o livro para ele porque estava assistindo novela. Fico muito triste que alguns pais não conhecem a verdadeira importância da leitura.
As rodas de leitura foram realizadas ao longo do projeto teve avanços obtidos e vivenciados no aprendizado da proposta do projeto.
Encerramos a realização deste projeto com exposição de livros literários na sala de aula e momentos de leitura.
Segue em anexo as evidências do projeto.