sexta-feira, 27 de abril de 2012


 
3º Encontro do Projeto:Conversa com os Professores Alfabetizadores
Tivemos como objetivos deste encontro:

  • Aprofundar as reflexões sobre as práticas de alfabetização e letramento trabalhadas em sala de aula por meio da analise reflexiva de propostas diversas.
  • Sensibilizar uma concepção construtivista voltado para as aprendizagens dos alunos;
 E os seguintes conteúdos:

  • Situação de leitura e escrita;
  • Propostas didáticas de alfabetização e letramento
  • Conteúdos ligados ao saber, ao saber fazer e aos valores;




















Abaixo segue algumas das atividades desenvolvidas na formação


Questões que nortearão o encontro:

O que fazer quando a criança se nega a participar das atividades?
Como levar em conta os interesses dos alunos em uma turma grande?
Como contextualizar o conhecimento em classe?
Tenho três alunos terríveis. O que fazer?
Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?
Meus alunos de 1º ano não têm contato com a escrita. Por onde começo?
Quando posso pedir que as crianças escrevam? 
Como faço todos avançarem se os níveis de conhecimento são muito diferentes?
Faz sentido oferecer textos a estudantes não-alfabetizados?
Como seleciono e uso os textos em sala? 
Ao fim do 1º ano, todos devem estar alfabetizados?     
Preciso ensinar o nome das letras?      
Como ajudo alunos de 3º ano que ainda não lêem nem escrevem bem?


        Foi muito interessante este momento, pois as professoras tiveram a oportunidade de rever as teorias que  sustetam suas práticas de ensino.
 
O que você sabe das teorias de aprendizagem?

1. No âmbito educacional, a mudança do foco das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, entendendo-a como sujeito cognoscente, foi promovida pelo pensamento:
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a) Inatista
b) Marxista
c) Crítico social
d) Construtivista
e) Estruturalista 
 
2. Organizar a prática pedagógica com base no modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos.
De acordo com essa concepção de ensino, quais afirmações abaixo são corretas?
I. É preciso rejeitar diferenças no nível de aprendizado entre os alunos.
II. É fundamental analisar o conhecimento prévio dos alunos.
III. Favorecer a segregação de alunos na sala de aula é tarefa do professor
IV. Deve-se sobrepor os objetivos de ensino aos objetivos de realização dos alunos.
V. Deve-se favorecer a construção da autonomia intelectual dos alunos.
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a) I
b) I e II
c) II e III
d) II e IV
e) Todas 


3. "Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele." (PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
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a) Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
b) Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.
c) O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.
d) A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.
e) Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino. 
 
4. "Os significados que o aluno finalmente constrói são, pois, o resultado de uma complexa série de interações nas quais intervêm, no mínimo, três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino. Mas é o professor quem determina, com sua atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta construção em determinada direção". César Coll Salvador, Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento (com adaptações).
Com base nas ideias expressas, classifique os itens abaixo em certo ou errado:
I. O papel do aluno no processo ensino/aprendizagem é o de receptor das informações selecionadas pelo professor com base no currículo da escola.
II. O papel do professor é central e concernente à abordagem tradicional de ensino.
III. Os conteúdos de aprendizagem são intrinsecamente passíveis de interpretação, cabendo, no entanto, ao professor a tarefa de garantir que se aproximem ao máximo do formalmente aceito do ponto de vista científico.
É correto afirmar que:
Parte superior do formulário
a) A afirmativa I é correta.
b) A afirmativa II é correta.
c) A afirmativa III é correta.
d) As afirmativas I e III são corretas.
e) Todas são corretas.
 
5.  "Os significados que o aluno finalmente constrói são, pois, o resultado de uma complexa série de interações nas quais intervêm, no mínimo, três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino. Mas é o professor quem determina, com sua atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta construção em determinada direção". César Coll Salvador, Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento (com adaptações).
Com base nas ideias expressas, classifique os itens abaixo em certo ou errado:
I. O papel do aluno no processo ensino/aprendizagem é o de receptor das informações selecionadas pelo professor com base no currículo da escola.
II. O papel do professor é central e concernente à abordagem tradicional de ensino.
III. Os conteúdos de aprendizagem são intrinsecamente passíveis de interpretação, cabendo, no entanto, ao professor a tarefa de garantir que se aproximem ao máximo do formalmente aceito do ponto de vista científico.
É correto afirmar que:
Parte superior do formulário
a) A afirmativa I é correta.
b) A afirmativa II é correta.
c) A afirmativa III é correta.
d) As afirmativas I e III são corretas.
e) Todas são corretas.
 
6."Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (Rego, 2001)
Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
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a) Capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
b) Possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
c) Criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.
e) Introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.
 
7."Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (Rego, 2001)
Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
Parte superior do formulário
a) Capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
b) Possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
c) Criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.
e) Introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.
 
8. O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria:
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a) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes.
b) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes.

c) Comportamentalista tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos.

d) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada nas relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções.

e) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada em processos ambientais e estímulos que ali se façam presentes. 

9. O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria:
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a) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes.
b) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes.

c) Comportamentalista tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos.

d) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada nas relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções.

e) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada em processos ambientais e estímulos que ali se façam presentes. 

10. Vygotsky foi um dos teóricos interacionistas na área da Psicologia que tem influenciado pesquisas e práticas pedagógicas. Sobre suas concepções em relação ao desenvolvimento da criança, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
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a) Para Vygotsky a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.

b) A construção do pensamento, de acordo com Vygotsky, ocorre por meio do uso de signos e do emprego de instrumentos elaborados na história humana.

c) Segundo a perspectiva vigotskiana, os signos não são criados nem descobertos pelos sujeitos, mas construídos e apropriados com base na relação com parceiros mais experientes que emprestam significações a suas ações em tarefas realizadas conjuntamente.

d) Entre outros signos, a apropriação pela pessoa da linguagem de seu grupo social constitui o processo mais importante no seu desenvolvimento.

e) De acordo com Vygotsky, o pensamento humano é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e amadurecidas com base na estimulação ambiental.

   
Esse curta metragem tem um histórico de mais de 50 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, tendo recebido prêmio, inclusive da UNICEF. Mostra que o ciclo é vicioso e perdurará se nada fazermos.