quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conscientização ambitental por Valdelice Cardoso da Silva Ramos

Escola Municipal Cantinho da Alegria Professora: Valdelice Cardoso da Silva Ramos
Série: 1º Ano “A”

Relatório da atividade
sobre o lixo

Na construção de uma educação com cidadãos participativos é preciso de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, visando uma perspectiva de conscientização, a escola, a família e a sociedade.

             Por isso foi desenvolvido atividades de sensibilização com os alunos do 1º Ano “A” sobre o processo de coleta seletiva do lixo, podendo assim identificar cada um. Sendo assim os alunos foi separando cada um por classe e na ordem das cores sendo o amarelo metal, vermelho plástico, azul papel, verde vidro, marrom orgânico e cinza os lixos não recicláveis. Sabendo que os lixos poderão ser todos aproveitados sendo reciclado. A atividade foi executada com muito êxito, pois houve a participação de todos com questionamentos e retiradas de dúvidas.


Projeto Gotinha Mágica de Antonia Leite da Silva

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Coordenadoras: Elaine Cristina e Inascimar Cristina
Professora: Antonia Leite da Silva   
Relatório
             Aprender a ler é utilizar- se da leitura como informação, lazer e além do mais promove a formação de um indivíduo capaz de argumentar, e interagir com o mundo que o rodeia tornando assim um agente de modificações na sociedade em que vive. É com essa perspectiva que o projeto Gotinha Mágica desenvolve suas ações e uma delas é que cada criança vai ate a biblioteca para escolher um livro de historinha e no dia seguinte de sua maneira contar aos coleguinhas. Esta atividade tem o objetivo de promover uma integração entre o momento da leitura e dos alunos, sendo capaz de estimular o imaginário e as emoções das crianças. Atividade foi planejada e executada de maneira satisfatória onde houve a participação de todos e professora de informática e responsável pela biblioteca Solange também  a cada dia entregava a maleta com um livrinho de historinha e um questionário para ser respondido o qual eles levavam para casa e no dia seguinte ia contar a história aos coleguinhas posso afirmar que eles amaram as  atividades.

Música fatiada pela professora Elicimar Arantes Monteiro Ribeiro.

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Diretora: Ivanice da Silva Oliveira
Coordenadoras: Inascimar Cristina e Elaine Cristina
Professora: Elicimar Arantes Monteiro Ribeiro.                        Turma 1º Ano "C".
                                                           
  Relatório
Nos dias 30 e 31 de maio de 2012, foram desenvolvidas atividades com as crianças do 1º ano “C” que despertava o raciocínio, a escrita, a coordenação e o interesse pela leitura. Trabalhei texto fatiado com a música Atirei o Pau no Gato. No primeiro momento cantei a música com eles exposta num cartaz apesar de ser bem conhecida achei necessário porque seria a primeira vez que eu iria desenvolver esta atividade. Em seguida entreguei tiras da música para as crianças e fomos cantando para eles descobrirem qual era o verso da música que estava com eles e foi montando a mesma em um cartaz que foi preso num local visível e de fácil acesso para as crianças para servir de fonte de consulta. Em outro momento entreguei a letra da música toda mistura para eles recortarem e colocarem a mesma na ordem correta foi uma atividade muito simples, porém significativa, pois as crianças interagiram e observaram a importância de uma boa leitura e da atenção que precisa ter ao interpretar.




                                                                                        


Sondagem: Prática essencial na Alfabetização








 

Uma das melhores ações para fazer toda a turma avançar, é avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família. Assim, uma turma de 1º ano vai apresentar uma variedade enorme de saberes, com estudantes pré-silábicos (quando as letras usadas na escrita não têm relação com a fala), silábicos sem valor sonoro (representando cada sílaba com uma letra aleatória), com valor sonoro (usando uma das letras da sílaba para representá-la), silábico-alfabéticos (que alternam a representação silábica com uma ou mais letras da sílaba) e, finalmente, alfabéticos (que escrevem convencionalmente, apesar de eventuais erros ortográficos). A Secretaria Municipal de Educação por meio das Supervisoras do Ensino Fundamental I aplicou um diagnóstico nas turmas dos  1º anos com o intuito de verificar o nível de leitura e escritas das crianças, com base nela, é possível elaborar um mapa dos saberes das turmas e planejar ações formativas na formação continuada.