sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto Meio Ambiente por Maria Antonia, Magna e Raimunda

Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira Diretor: Francismá Bispo da Silva
Coordenadora: Maria Amélia Cirqueira Galvão
Professora: Maria Antônia Costa da Silva, Magna Luiza da Silveira e Raimunda Cabral
Série: 1º, 2º e 3º ano
Colinas do Tocantins, TO, 01 de junho de 2012.

Projeto Meio Ambiente

Justificativa

A principal função do trabalho com o tema meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida e com o bemestar de cada um e da sociedade local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.


Objetivos

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para o meio ambiente e a sociedade, reduzindo, o volume de lixos enviados aos aterros sanitários, e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima. Reconhecer a importância da preservação, da natureza.
Incentivar a participação na busca de soluções ao combate de problemas ambientais.


Desenvolvimento Metodológico

O projeto será desenvolvido através de pesquisas no laboratório de informática, confecção de livros, cruzadinha, músicas fatiadas, leitura e produção de textos, dinâmicas de perguntas e confecção de brinquedos.

Cronograma de Ações

Dias 13, 14 e 15/06:  Pesquisas no laboratório

Dia 18/06: Confecção de livros conscientizando a importância de cuidar do meio ambiente e produção de textos

Dia 19/06: Música fatiada, como cuidar do meio ambiente.

Dia 20/06: Dinâmica com a trilha, e perguntas referentes às atitudes de como devemos cuidar do meio ambiente.

Dia 21/06: Confecção de brinquedos com a garrafa Pet.

Dia 22/06: Exposição de brinquedos e brincadeiras.


Avaliação

Os alunos serão avaliados através da participação, desempenho e interesse nos trabalhos em grupos e individual.

Bibliografia

Carvalho, Miriam Cristina Cazante de. Projetos Pedagógicos 3º milênio

Uberlândia/ MG : Editora Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e de Desporto, Secretaria de Educação Fundamental_ Brasília: MEC/SEF 1997.





Relatório 1º ano

Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é garantir, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria estarão afastadas definitivamente e, com isso, terminará a dura realidade que força as pessoas a praticar a exploração predatória dos recursos disponíveis em determinadas áreas. Pois só com uma situação de vida regular, os habitantes de uma determinada região poderão tornar-se permeáveis as “novas idéias”.
Com base nos objetivos trabalhados nos textos de músicas fatiadas, confecção de livros de historinhas, nas trilhas de palavras e confecções de brinquedos, foi observado o desempenho e a participação ativa dos alunos, onde todos foram envolvidos com interesse nas atividades propostas, desenvolvendo a aprendizagem, de maneira lúdica. Houve também um relacionamento amigável entre professor e colegas, fortalecendo a amizade e respeito ás regras de convívio na Escola.
Na linguagem oral e escrita foi desenvolvida expressão com clareza e sequência lógicas de ideias.
Acredito que houve um aprendizado significativo com o desempenho do projeto. O mesmo teve como finalidade demonstrar a importância do meio ambiente para nossa vida, buscando melhorar a qualidade de vida sensibilizando as crianças e familiares a praticarem hábitos na sua vida cotidiana que visam o bem estar de todos.
O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará, gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas, estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.
Maria Antônia Costa da Silva

Relatório do 2º ano

Considerando a importância da temática ambiental, foi realizada no dia 18/06/12 na sala do 1º ano atividades lúdicas, de forma prazerosa exercitaram a leitura e aprenderam nas trilhas da sustentabilidade como conservar e preservar o meio ambiente, para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito e desenvolvam suas potencialidades adotando medidas e postura para que tenhamos um ambiente ecologicamente correto.
Magna Luiza da Silveira


Relatório 3º ano

Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas é a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família. Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las, garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem.
Portanto aproveitando o tema da sustentabilidade unimos as turmas do 1º e 2º anos e desenvolvemos o Projeto Meio Ambiente, onde trabalhamos as ações do projeto partes separados e partes em conjunto, como foi a atividade da trilha que fizemos com as três turmas. Com a minha turma também foi trabalhado a produção de texto em anexo, no qual gostei muito dos resultados. No geral as crianças foram bastante participativas e acredito ter conseguido mudar algo na vida delas e de suas famílias, sem falar no grande desenvolvimento na leitura e escrita, pois foi grande o interesse dos alunos pelo tema.
Raimunda Cabral

Evidências do Projeto: