quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Manutenção de correspondência interclasse

Escola Municipal José Teodoro Rodrigues
Professora Francisca Adriana P. Pugas 




A proposta para desenvolver esta Sequência Didática é que foi diagnosticada uma imensa dificuldade na expressão oral e escrita dos alunos do 5º ano. Sabendo disso foi proposto aos mesmos que fizessem  uma primeira carta tida apresentação,  para a turma escolhida no caso o 4º ano e logo em seguida manter a correspondência com outras turmas.
1º momento - Sobre a orientação da professora os alunos escreveram e corrigiram seus textos confeccionando envelopes e trabalhando sobre a descrição de cada um. Os textos tiveram que ser reescritos  várias vezes até ficarem prontos para serem enviados.
2º momento - Ao receber a resposta da correspondência do 4º ano os alunos leram conversaram sobre o conteúdo e escreveram novamente para a mesma turma do 4º ano.
 3º momento - As produções foram expostas no mural da sala de aula.
4º momento - Os alunos receberam cartas de outras séries, foi uma euforia muito grande, a prática da correspondência escolar está só começando.

Conclusão

A princípio a proposta era a correspondência apenas com uma sala, pois pensávamos que seria um pouco difícil até a ideia se propagar, então a partir da segunda correspondência observamos que o assunto chamou a atenção de outras salas então ficou em aberto para todas as séries. Observa-se que os alunos estão mais atenciosos na hora de produzir, sempre perguntam como se escreve tal palavra, e há uma atenção maior em relação à estrutura do texto.