Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Projeto A importância
da leitura na vida cotidiana
Objetivo Geral:
Despertar o gosto e o prazer pela leitura, formando
comportamento leitor, contribuindo no desenvolvimento cognitivo, intelectual,
afetivo ético social.
Objetivos específicos para diretor e
coordenador pedagógico;
·
Promover
estudo e reflexão sobre a importância de ler e de trabalhar a leitura como
atividade permanente e m sala de aula;
·
Auxiliar
os professores na organização da rotina contemplando a leitura em voz alta;
·
Ampliar
o acervo de obras literárias;
Objetivos específicos para os
professores e equipe de apoio;
·
Desenvolver
o gosto e o prazer pela leitura;
·
Conhecer
várias obras literárias;
·
Resgatar
conhecimento prévio sobre o que será lido, de forma lúdica simbólica e
significativa;
·
Utilizar-se
de diferentes estratégias/procedimentos para envolver e despertar o gosto e o
prazer pela leitura em nossos alunos;
·
Envolver
os familiares na leitura e contação de
histórias para os filhos(as);
Objetivos específicos para os alunos
·
Reconhecer
a importância da leitura no dia a dia;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Enriquecer
o domínio de diversas estruturas textuais; narrativas, poesias, músicas,
receitas, cartas, contos, trava-línguas, adivinhas e outras;
·
Despertar
em nossas crianças o interesse em ouvir, ler e contar e recontar histórias;
·
Conhecer
várias obras literárias e a biografia dos autores;
·
Desenvolver
a escrita;
Cronograma de execução
Data
|
Ações
|
Período de realização
|
Responsável
|
Metodologia
|
01
|
Apresentação do Projeto aos pais.
|
Abril/2012
|
Coordenação Pedagógica e professores
|
Promover
uma reunião com a família na escola para apresentar o projeto. No primeiro
momento realizar uma palestra com o
tema “Conversando com a família”, conscientizando-os da importância e da
necessidade do acompanhamento familiar na vida escolar da criança. Em
seguida, apresentar o projeto, as ações, ressaltando que é fundamental
a participação dos pais para que as crianças tenham melhor
desenvolvimento e interesse pela leitura.
|
02
|
Hora da roda : momento de leitura ou conto de histórias.
|
Fev a
dez/2012
|
Professores e familiares.
|
Acontecerá
diariamente realizada pela professora
e também com a participação dos pais e
outros.
|
03
|
Visita a
Biblioteca Municipal de Colinas.
|
Abril/2012
|
Coordenação Pedagógica e professores;
|
Realizar uma visita na biblioteca com intuito de
apresentar as crianças um espaço destinado a Leitura e pesquisa.
|
04
|
Criar O
Cantinho de Leitura na Sala de aula.
|
Mai/2012
|
Equipe
escolar;
|
Organizar um espaço de leitura na sala de aula.
|
05
|
Participação das crianças no Momento Cívico na hora da história;
|
Mar a
dez/2009.
|
Professores
e alunos
|
Envolver as crianças no momento através da
participação, de acordo com cronograma
da escola. Sendo os responsáveis pela
, apresentação de acordo com os temas trabalhados durante
a semana.
|
06
|
Dia “D” da leitura na Escola (semestral)
|
Jun e Out/2012
|
Equipe
escolar
|
Envolver as crianças na diversidade textual
promovendo a participação em peças teatrais de acordo com o gênero estudado
no semestre, envolvendo também a família.
|
07
|
Leitura
no Quintal
|
Nov/2012
|
Luiza e Silvana
|
Em
parceria com a família, realizar uma visita a casa de um dos alunos com a
finalidade de promover a roda de leitura envolvendo os familiares da criança
e os demais coleguinhas.
|
08
|
Lendo com a família
|
Abr a dez/2012
|
Professores
|
Empréstimo de livros literários
aos alunos para levarem para casa para leitura
|