sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Atividades com Jornais


Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida
Professora: JOSENIR VIANA CARVALHO

SERIE:  1º  ANO  A

  No dia 19 de junho de 2012 ,foi realizado  atividades de pesquisa em jornais envolvendo o raciocínio e a coordenação motora . Eu introduzir a consoante z , fazendo leitura das sílabas e palavras .
Levei para sala de aula vários jornais  eles tinham que procurar palavras com z e recortar e colar no cartaz.



TRABALHOS COM HISTORIAS NARRADAS




Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida
Diretora: Vanessa Pereira Nagamine
Coordenadora: Claudia Inácio Ribeiro dos Passos
Prof.: Josenir Viana Carvalho
1° ano : A

Realizando leituras com pessoas diferentes em dias diferentes como vovós dos alunos. Convidamos uma para contar historias narradas contos antigos.
A vó do Yam Matheus a Dona Cleuza alegrou os meninos o ambiente estavas agradável fora da sala a vovô sentada na sua cadeira.





O outro momento foi na casa da vó do João Miguel e mãe do Marceli Rodrigues Leitura no Quintal. Eles preparam o ambiente com balões e livro tinha lanche e sorvete. Lá teve varias apresentações de leituras do pai  do aluno ,da professora e da avó foi a mais interessante a historia de João e Maria da maneira dela a narração . Foi uma manhã muito muito boa.  

CORRESPONDÊNCIA


Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida.                                            Prof° : Josenir  Viana Carvalho
Série:1 Ano   A

Aproveitei que era a semana do professor para trabalhar os bilhetinhos, recadinhos e cartinhas com os alunos. Preparei um cartaz com um modelo de um bilhete. Depois orientei como fazer os bilhetinhos entre os colegas.
No segundo momento entreguei um papel para eles escreverem para a professora e a coordenadora a tia claudinha.
O resultado foi muito bom, varias crianças tiveram uma desenvoltura muito grande de escrever a  cartinha agora todos os dias recebo uma cartinha.




Manutenção de correspondência interescolar


Escola Municipal Paraíso
1º ano B – Olinda Maria  e 2º ano A e B – Luciene
Cartas
Esta atividade tem como objetivo, despertar a reflexão sobre as diferentes maneiras de falar a língua portuguesa para valorizá-la; propor situações que envolvam o uso da linguagem no cotidiano escolar; fazer com que os alunos compreendam os objetivos e funções das cartas, além de suas características textuais e leitura e escrita.

Foi conversado com a turma que iríamos escrever cartas, em seguida trabalhei as etapas de escrita, o tipo de linguagem usada, diferença entre cartas e bilhetes, especialmente com o imaginário das crianças.
Foi proposto a troca de bilhetes entre as turmas da escola em especial 1º ano B e 2º ano A e B e se estendendo a toda a escola. Foi bem interessante, pois a partir das correspondências os alunos descobrem os erros de ortografia, e procuram melhorar a escrita, o que traz muitos benefícios para crianças em fase de alfabetização.
Estabelecemos um dia da semana para a entrega das correspondências e outros para a recebimentos, que está sendo feito no “ correio” que fica exposta na sala do 1º ano B e 2º ano. È marcado o dia da escrita das cartinhas, onde nós também participamos, na troca de correspondência descobrimos afinidades, desejos, desabafos de problemas, e até poetas.
Observação: Os alunos ficam encarregados de separar e distribuir as cartinhas em cada sala.

Leitura de texto jornalístico


Escola Municipal Paraíso
Turma: 1º Ano
Professora: Polyana de Sá Moura
Coordenadora Pedagógica: Luísa Abreu
Diretora: Sônia Maria Rodrigues


Foi instigada a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser trabalhado organizando os alunos em uma roda e questione-os:
-Quem já leu um jornal?
-Os familiares de vocês leem jornais?
- Para que os jornais servem?
-Quais tipos de jornais vocês conhecem?
-Será que existe diferença entre o jornal da televisão (telejornal), os jornais impressos e os jornais on-line?
-Alguém já ouviu um jornal pelo rádio?
- Vocês sabem como um jornal impresso é feito?
   Posteriormente será entregue para os alunos jornais e revistas para que folheiem, de modo que escolha o que mais lhe chama atenção. Após ,os alunos criaram o seu próprio jornal utilizando vários recursos visuais.  . Trabalhar com textos jornalísticos é  uma opção para a quebra da rotina escolar propiciando a construção do próprio conhecimento, de forma lúdica, tornando o aluno mais crítico.