Indicações de livros



          Sou a professora Érika Modesto Pereira de Oliveira da Escola Municipal Alto da Bela Vista indico aos leitores deste blog os seguintes livros:
· Como encantar alunos da matrícula ao diploma
         A obra do professor e orientador educacional Hamilton Werneck. Ela aborda diretamente a questão de uma administração escolar moderna e interativa, na busca de resultados quanto á formação humana dos educandos.
Esta obra indicada para educadores em geral.
· Livro: Saúde Mental Na Escola - Uma abordagem multidisciplinar
Organizadores: Ana Margareth Siqueira Bassols, Miriam Fontoura Barros de Santis, Paulo Berél Santis, Paulo Berél Sukiennik, Paulo Wanderlei Cristóvão e Suzana Deppermann Fortes.
Esta obra reúne estudos de casos desenvolvidos por médicos psiquiatras, supervisores e residentes, psicólogos e psicopedagogos. Os autores desta obra ao relatar os estudos alerta os educadores sobre a importância de conhecer, tanto quanto possível, a história familiar e do desenvolvimento dos alunos. Este volume aborda sobre processos psicopatológicos que dão origem a dificuldades no aprendizado, bem como analisa problemas emocionais que podem aparecer quando crianças e jovens não conseguem uma boa produção escolar.
         Esta obra também é indicada para educadores em geral.


Sou a professora Francisca Adriana Pereira Pugas da Escola Municipal José Teodoro Rodrigues, trabalho no 2º ano e indico a leitura dos livros:
·         A NOVA LDB RANÇOS E AVANÇOS
A obra de Pedro Demo contém 111 páginas e faz uma análise crítico e aponta os retrocessos e avanços da Lei 9.394/96. É indicada para todos os profissionais da educação.
·         O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA
O professor Augusto Cury nesta obra fala da importância de decifrar as inteligências para a formação de pensadores, tais códigos são relacionados à matemática, física, filosofia, espiritualidade, política e relações sociais. Esta obra é indicada para jovens e adultos para desenvolver a saúde psíquica e a excelência profissional.
·         CARTA ENTRE AMIGOS
A obra contém 268 páginas e é uma reflexão sobre o homem contemporâneo seus medos- morte, da solidão, do fracasso etc.
Os autores Padre Fábio de Mello e Professor Gabriel Chalita escrevem cartas um ao outro e nesse caminho nos ensinam como lidar com essas situações. A obra é indicada para jovens e adultos.
·         EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR
A obra contém 288 páginas e é um relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI.
O livro fala do papel da educação na construção do indivíduo e desenvolvimento humano, traz um enfoque verdadeiramente global e dá uma ênfase no papel do professor.
A obra é indicada para todos os profissionais da educação.


Sou Maria Antônia Costa da Silva professora do 1º ano “U” da Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira e tenho prazer em indicar:
·         Caroline
O livro Coraline estimula muito a leitura, ele é de suspense e cada vez que você lê você quer ler mais.
“Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo, seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento vazio no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus outros pais. Na verdade aquele parece ser outro mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários”. [Romance] Coraline – Neil Gaiman – Leia o livro, assista ao filme!
·         Como viver eternamente
O livro é um ensinamento para a alma e a vida, pois a história de Sam mostra como devemos olhar para a vida.
“Sam está com onze anos e vive o drama do câncer. A vida dele é a família, mãe, pai, irmã mais nova e seu grande amigo que é um pouco mais velho. Ambos têm aula em casa porque os dois estão doentes. A história é verídica, fala sobre a alegria de viver e do sentido da vida enquanto ela dura. 'Como viver eternamente'“.
No decorrer do livro as esperanças diminuem cada vez mais. É difícil acreditar que o final será feliz, mas o importante não é o final e sim como se vive até chegar lá, e Sam tenta fazer o melhor com a vida que têm. È uma história singela e completa, é inacreditável a beleza deste texto, com um enredo que possui todos os ingredientes para se tornar um drama.
É uma rica e emocionante lição de vida. Autora: Sally Nicholls
 
Sou Maria Amélia Cirqueira Galvão, coordenadora da Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira e faço uso deste espaço para indicar ótimas leituras.
Os livros divertem, emocionam, inspiram nos fazem viajar por um mundo desconhecido. Eles nos ensinam como é a vida e suas particularidades. Eles, além de proporcionar uma leitura prazerosa, fazem-nos tirar lições que nos levarão a reflexão e aprendizagem sobre a vida e seus momentos. Escolher os melhores para ler está longe de ser uma tarefa simples. A propósito, apresento alguns dos livros que tenho lido ultimamente, no qual gostei muito.
O amor é o sentimento mais valioso que podemos cultivar neste mundo cheio de controvérsias. No entanto precisamos desse sentimento puro para trabalhar com os nossos alunos e tentar transmiti-los o que muitos já não encontram no meio em que vivem.

·         Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores de novas gerações
O autor Gabriel Chalita nos alerta para a falta de amor e valores em seu livro Pedagogia do amor e lembra que a leitura de bons livros ajuda a superar grandes obstáculos, no qual apresento um trecho de sua obra:
“Acreditamos que as dificuldades, os conflitos, as guerras e a intolerância que gradativamente se apoderam do mundo são resultado dessa tal inversão de valores que predomina nas sociedades – configurando um tempo em que até mesmo a esperança parece estar mais escassa. Cabe a nos estar consciente da importância de nosso papel e amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores.
Várias são as formas de reconduzir o barco da Historia na direção mais eficaz do sucesso da aventura humana. Uma delas é lançando um olhar mais atento as grandes histórias, de modo a aprender seus ensinamentos com maior competência.”
E diz ainda, “De modo geral as obras de arte tem como uma de suas peculiaridades a capacidade de romper a barreira do tempo e do espaço, preservando uma impressionante atualidade. Os grandes clássicos da literatura, por exemplo, recebem essa denominação por retratar em suas narrativas as grandes questões universais com a habilidade, o talento e a sensualidade de seus autores. Artífices da palavra, eles nos deixaram, nas fascinantes histórias que escreveram belíssimas lições de vida. Textos que nos ensinam, a cada leitura, algo novo e essencial ao nosso crescimento e amadurecimento.
Com maestria, escritores e escritoras constroem tramas e personagens abordando temas que, desde sempre, despertam o interesse, curiosidade e as emoções mais diversas no homem. Conflitos familiares e amorosos e dramas psicológicos variados expõem as dores, as alegrias, os medos, os anseios, os desejos e as expectativas do ser humano. Emoções vivamente descritas com a genialidade e a perspicácia desses especialistas em observar os mistérios da alma.”
(Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores de novas gerações / Gabriel Chalita páginas 12 e 13 – São Paulo: Editora Gente, 2005)
Quer saber mais? Continue lendo esse livro.
Outra boa indicação é o livro “O tesouro da casa velha” de Cora Coralina, que apresenta uma seleção preciosa de contos da autora escolhidos por Dalila Teles Veras, para que nas escolas fosse estimulada a leitura de alunos, professores e comunidade interessada a cultura e a informação. Neste livro há uma série de contos interessantes que estimulam o gosto pela aventura e lazer. Um dos contos lidos por mim, que gostei muito foi “A menina, as formigas e o boi”, no qual citarei um trecho:
“Sempre gostei de olhar carreirinha de formiga. Seus movimentos. Suas constâncias. Acho que aprendia muito com elas, que formiga muito ensina. Aquele vaivém continuado, aquele poder. Suas cargas pesadas, todas coletivas, intencionadas. Carregos de coisas misteriosas, fanicos, indistintos. Elas sábias, instruídas, sagazes.
De menina debruçava na terra, olhava. Acompanhava. Criava estorvos. Interditava. Cacos cheios d`água, depois dava ponte. Derrubava, elas nadando, emboladas. Salvava. Repunha. Malvadezas de criança. Vezes outras trazia agrados. Punhados de farinha grossa. Espalhava no carreirinho delas. Recolhiam grã a grã. Vassouravam, levavam tudo para sua casa subterra. Eu inventava coisas. Entrava com elas casa adentro. Belezas. Jardim, mesas, cadeirinhas, redinhas. Crianças formigas balançando. Brincando de roda, cantando “Senhora dona Sancha”. E com elas.”
(O tesouro da casa velha / Cora Coralina; seleção de Dalila Teles Veras – São Paulo: Gaudi Editorial, 2011.)
Tem mais, é só continuar lendo ok?


Olá, queridos leitores quem vos fala é a Professora Ivane Pontes de Maria da Turma: 2º Ano “A” da Escola Municipal Cantinho da Alegria tenho o prazer em indicar alguns livros:
·         Pra não dizer que não falei do amor:
Este livro é do gênero poesia, possui 56 página do autor José dos Reis.  Estou indicando este livro por ter ótimas poesias além do autor ser de nossa cidade.
·         Literatura na formação de leitores e professores:
Este livro de literatura é da autora Joseane Maia. Indico a leitura da página 100 segundo parágrafo por considerar que o prazer de lê tem que ser despertado desde cedo.
·         Pais brilhantes professores fascinantes:
Esta é uma ótima leitura para pais e professores. Em particular indico a leitura da página 11, terceiro parágrafo do livro de Augusto Cury que fala da necessidade que a criança tem de ter uma infância e que as vezes nós adultos tiramos isto delas.
· A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tecendo fios do ensinar e do aprender:
A obra é do autor Adair Mendes e Brenda leme. Indico o mesmo para que os professores reflitam sobre a importância de oportunizar em sala de aula o trabalho com cálculo mental. Segundo parágrafo da página 96.
·         A moreninha
Indico este livro por ser um clássico do Romantismo brasileiro além de retratar de diversas maneiras a beleza e a delicadeza da mulher brasileira em seu personagem a moreninha. Esta é uma obra de Joaquim Manuel de Macedo
Leiam e indiquem também!


Olá galerinha que como eu é comprometida e apaixonada pelo trabalho que exerce! Eu sou a professora Simone José de Carvalho e atuo no 1º ano “D” da Escola Municipal Cantinho da Alegria.
Sou aberta a novidades, amo tudo aquilo que me faz crescer profissionalmente e enquanto pessoa.

Assim, é com um carinho todo especial que vim aqui para indicar alguns livros que tive o privilégio de conhecer e quero compartilhar com vocês, pois, afinal, educação também é trocar ideias e compartilhar experiências.
1ª indicação → Livro: Trabalhando jogos cooperativos de Marcos Miranda Correia. Nele apresenta discussões acerca das possibilidades e dos limites dessa proposta pedagógica no contexto escolar da Educação Física, mostrando como a adoção de jogos cooperativos pode contribuir para o pleno desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos. Oferece ainda um conjunto de atividades, como sugestão para nós professores, que pode servir para iniciar um trabalho que valorize a cooperação. As atividades apresentadas são abertas e podem ser modificadas de acordo com o contexto e as vivências de professores e alunos, caracterizando assim um processo de aprendizagem ativa.
2ª indicação → Livro: Baú de espantos de Mário Quintana. São 99 maravilhosos poemas. Quase todos são breves e em versos livres, mas há sonetos e poemas em quadrinhas com versos e rimas. Chamou-me a atenção em especial o que consta na pagina 20: O visitante noturno.
3ª indicação → Livro: Literatura infantil – Múltiplas linguagens na formação de leitores de José Nicolau Gregorin Filho. Trás ao professor informações de como e por que trabalhar a literatura infantil na sala de aula, ao qual dou ênfase às paginas 98 e 99.
4ª indicação → Livro: Formulação e resolução de problemas de Matemática: Teoria e prática de Roberto Dante. É uma obra interessantíssima e que nos dá um grande suporte acerca da importância de se ensinar a formulação e a resolução de problemas no ensino fundamental. Para reflexão deixo em evidência as paginas 22 e 23.
5ª indicação → Livro: Meio ambiente, sociedade contemporânea e sustentabilidade. Os organizadores são: Wagner dos Santos Mariano, Gecilane Ferreira e Jeane Alves Almeida. É um livro riquíssimo que aborda vários temas interessantíssimos, todos no que diz respeito ao meio ambiente. Em especial deixo para reflexão as páginas 62 e 63 que trata de como incentivar os professores a trabalhar atividades diferenciadas em sua prática de ensino, desprender do livro didático.


Sou a professora Cleide de Sales, leciono no 2º ano da Escola Municipal Maria Pereira Guimarãese tenho o prazer em indicar aos leitores deste blog os seguintes livros:
  • O sapato que miava de “Syvia Orthof “
  • A vaca que botou um ovo de “Andy Cutbil”, por serem livros divertidos e com historias interessantes e são indicadas para todos os públicos que gostam de saborear uma boa leitura;
·         João Leva o Presente Certo, de Candace Fleming;

·         Como Reconhecer um Monstro, de Gustavo Roldan;

·         O Sanduiche de Maricota, de Avelino Guedes;
Por serem histórias interessantes e divertidas que aguçam a curiosidade de adultos e crianças.
        
Confira!
 





Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Professora:  Eliene Pereira
Turma “ 1º ano  B”             

Indicação de leitura

O livro: Maria, a maior educadora da história de Augusto Cury traz dez princípios básicos para nos ajudar na educação dos filhos e dos alunos. Sendo que a psicologia, psiquiatria e a pedagogia avaliam sua personalidade e em especial os dez princípios que ela utilizou na educação do menino Jesus.
Indico aos professores, pois é uma excelente ferramenta  para nos auxiliar na tomada de decisões em sala de aula.

No livro da coleção cinco estrelas, Ana Maria Machado traz uma seleção de poemas de grandes nomes como Chico Buarque, Henriqueta Lisboa, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade e Gonçalves Dias. Nos conduz a ver o mundo de uma maneira especial. Nos faz relembrar  o tempo de nossa infância  em que foram apresentados a nós na escola. Com isso possibilita a s crianças maior concentração e sensibilidade diante do mundo que os cerca.
Indico para todos os professores o livro de James C. Hunter “O monge e o Executivo” é  impossível ler este livro sem sair transformado. O monge e o Executivo é sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
Num tempo em que aparência vale mais do que a essência e a competição e a competição impera nos relacionamento, é imprescindível falar com nossas crianças de companheirismo, amizade e amor. Num tempo em que os valores são progressivamente esquecidos. É estimulante ler obras como esta de Gabriel Chalita Pedagogia do Amor, ele aponta caminhos que tornam nossa viagem mais segura na busca da construção de valores em nossos alunos.
O livro Conto de Natal de Charles Dichens e adaptação de Elisie Lessa nos conduz a refletir sobre a nossa postura em relação ao dinheiro, contando a história de um velho negociante insensível e solitário. Mas um incidente inesperado transforma a vida deste homem triste e amplia seu horizonte de conquistas.

 
Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Professora:  Jocilene Braga Lacerda
Turma “ 1º ano A”
Indicação de leitura

1º Livro
Um Dia – David Nicholls
            O livro conta a história de dois amigos, Emma e Dexter, que se conhecem em plena formatura da faculdade, no dia 15 de julho de 1988 (memorizem essa data, pois todo o livro nos remete a ela!). Emma é a garota estudiosa, daquele tipo que nunca foi popular em uma turma, e é extremamente responsável. Já Dexter, Dexter é aquele tipo de personagem que em um primeiro momento, acredito eu, na maioria das pessoas o odiaria, já que é um filhinho de papai, que vive praticamente bêbado todo tempo, e ainda é completamente egocêntrico. Após passarem um dia juntos, os dois simplesmente não conseguem parar de pensar um no outro, e nasce ali uma relação incrivelmente extraordinária entre eles. É incrível perceber como Emma e Dexter são totalmente opostos, e ainda assim, eles se conectam de uma maneira fantástica, nos fazendo torcer a cada momento pelo casal!
É impossível definir o livro como simplesmente triste ou alegre como faz com alguns, já que o livro possui os dois elementos, assim como a vida real, aonde encontramos incertezas, amores perdidos e amizades verdadeiras. Talvez seja por isso que o livro tenha agradado a tantas pessoas e continue sendo sucesso de vendas.

2º Livro
Um Homem de sorte – Nicholas Sparks
            Em um homem de sorte, conhecemos Logan Thibault, um ex fuzileiro naval que esteve na guerra por cinco anos e agora volta pra casa. Durante seu período no Iraque, encontrou uma fotografia de uma bela jovem usando uma camiseta onde lia-se a frase “garota de sorte”. Por algum motivo Logan se sentiu tentado a guardar essa fotografia, e ela passou a acompanhá-lo em todos os lugares. Seja por sorte ou destino, Logan escapou ileso de verdadeiras calamidades e tanto ele quanto seus companheiros começaram a atribuir isso a fotografia que Logan carregava.
            Lindo, Lindo. Um romance onde o destino tem quase o papel principal. Gostei de todos os personagens, até mesmo daqueles não tão legais. O final até chorei embora isso não seja novidade, mas eu garanto, dessa vez Nicholas Sparks foi generoso e não partiu tanto nossos corações. Na verdade fiquei surpresa com o final do livro. Recomendado? Sem duvidas.

3º Livro
Melancia – Marian Keyes
            O livro Melancia, da autora Marian Keyes, em nada tem haver com delícias culinárias. Ao nomear o livro neste termo a autora se referia ao estado atual do “corpo” da protagonista.
            Vamos ao Melancia: Após o parto de sua filha, Claire, se depara com o marido afirmando que ira abandoná-la para ficar com outra mulher, na qual tinha um caso a seis meses. Assim ela se encontra abandonada e com uma filha recém nascida, mas não se enganem pensando que a vida de Claire é só tristeza... O livro retrata uma fantástica reviravolta!
Claire volta para a casa dos seus pais, entra em uma profunda depressão, mas rapidamente com a ajuda de sua família consegue dar a volta por cima. É interessantíssima a forma com que ela faz isso... Em suma: O livro retrata a finalização e inicio de um novo capitulo na vida de Claire.
Indico com todo prazer essa leitura! O livro tem uma narrativa simples... Muito bom para relaxar... Fantástico como as coisas vão se encaixando. A autora teve uma habilidade tremenda de transformar um canalha num complete idiota. Se tiverem a oportunidade, leiam Melancia e se deliciem com a vida da espevitada Claire.

4º Livro
A última Musica – Nickolas Sparks
A Última musica, historia do filme do mesmo nome, fala sobre uma adolescente comum, Ronnie, que fica revoltada com a separação de seus pais. Depois de passar 3 anos sem tocar piano, e sem falar com seu pai, Ronnie é forçado a passar todo o verão com ele.
No meio disso, ela se mete em apuros quando confia nas pessoas erradas. E então, com todo o amor incondicional, depois de ser tão maltratado, seu pai ajuda a resolver essa situação. Não vou falar aqui do romance dela com Will, da descoberta, do primeiro amor, oque é maravilhoso, claro.
Quero falar sobre o aprendizado de Ronnie, pois como todo adolescente, pensa que a vida é fácil, que as coisas são simples, se resumindo na baladas e fofocas na escola. Ao final do verão, Ronnie amadurece e percebe o tempo precioso que perdeu longe de seu pai, e como isso lhe faz falta. O que me atrai em um livro é o poder saber o que se passa na mente dos personagens, é saber a emoção que estão sentindo, é compartilhar suas experiências. E é isso que o Nickolas Sparks nos proporciona.
Nas últimas 100 páginas, chorei feita criança. E chorar diante das pessoas é embaraçoso por isso resolvi Ler sozinha. (Risos)

5º Livro
Um Refúgio para a vida – Nicholas Sparks
Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Soutthport,, Na Carolina do norte, onde todos se interrogavam sobre seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afetivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, á medida que uma nova amizade e novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com suas seqüelas e voltar a amar.
Indico estes livros  a todos os professores  que gostam de ler e viajar nas histórias “A leitura é uma espécie de energia que faz levitar a alma”.



Sou Olinda Maria F Alencar Sgarbi da Escola Municipal Paraíso indico aos leitores deste blog os seguintes livros: ”Cabana” narra a história emocionante de uma família que viaja e é surpreendida por um terrível acontecimento: o desaparecimento repentino e misterioso de sua filha Missy.
Após 4 anos desaparecida, A família recebe um bilhete estranho, assinado por Deus. O bilhete pedia que voltassem no mesmo local onde sua filha supostamente teria desaparecido e sido assassina: A CABANA. Chegando lá, ele encontra Deus, Jesus e o Espírito Santo e juntos na cabana conversam sobre coisas relacionadas a sua vida e a morte de sua filha.
Nos remetendo a algumas reflexões:           
Será que o Ser Humano é capaz de perdoar?! A que ponto meu ódio é maior que o amor?! Será que consigo me redimir com as coisas que acho errado?! Essas e outras perguntas são feitas após a leitura deste livro.
Monge e o Executivo
Este livro é maravilhoso, conta a história de John Daily, um homem de negócios aparentemente bem-sucedido mas que começou a ter problemas em várias áreas da vida. Relutante mas vencido pela insistência da mulher Rachel, John resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra Leonard Hoffman, um ex-executivo que tinha desaparecido do mundo dos negócios há muito tempo e que agora era um dos frades chamado de irmão Simeão e quem iria ministrar as aulas do seu grupo.
o autor aborda as definições de liderança que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Também foi mostrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Por fim, foi discutido sobre o comportamento das pessoas como numa abordagem psicológica, sobre as necessidades humanas que vão além do dinheiro. Foi destacada a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, e por último, liderar é servir. Para que se possa servir é necessário suprir necessidades, por isso é preciso definir a diferença entre necessidade e vontade.
Pais brilhantes, Professores fascinantes. Algusto Cury
A intenção do autor é mudar a mentalidade de Pais e professores o que melhoraria em muito a relação entre alunos, casa e escola. Todo o livro gira em torno de pais e professores que fazem tudo pelo bem de seus filhos e alunos, não economizando esforços para que eles sejam felizes e realizados em suas vidas. Ser pais brilhantes é colocar a educação de seus filhos acima de seus próprios interesses vendo a importância do ser e não do ter, pois a educação é que prepara os jovens para a vida, não importa a herança material que deixamos, mas a pessoa que nossos filhos serão. E os professores fascinantes é o sonho de todos, pois eles interagem entre conhecimento e emoção vendo o aluno como um ser que precisa de carinho e compreensão dando-lhes a oportunidade de viver a descoberta de um mundo em que a emoção não é própria dos fracos e sim do ser humano que vê na educação a concretização do Projeto de Deus que é a felicidade e a realização do ser humano. Conclui nos deixando a mensagem que não basta apenas conhecer um projeto, é preciso se mobilizar, se deslocar e colocar mãos a obra e o que os jovens estão querendo ver são bons exemplos dos adultos. Não importa de que classe social se é, mas como se relacionam entre si, qual o respeito que temos uns pelos outros.
Mundo De Sofia (De Jostein Gaarder, por Marino, Ricardo, Rafael e Thiago) O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde o princípio dos tempos.
       O objetivo principal deste livro não é, segundo o nosso ponto de vista, relatar ao leitor a evolução da filosofia ao longo do tempo, mas sim fazer com que este não seja tão indiferente àquilo que o rodeia. Isto é conseguido através das respostas dos grandes filósofos às questões que sempre afligiram o mundo. Sofia conhece Sócrates, Aristóteles, Descartes, Spinoza, Kant, Hegel, Marx, Freud, entre muitos outros.
Mas a história de Sofia e Alberto (o seu professor) não fica por aqui. Ao mesmo tempo em que se vai desenvolvendo o seu curso de filosofia, os dois personagens vão-se apercebendo da existência de outra realidade para além daquela em que vivem. É uma história composta de muitas outras, que nos faz pensar se não seremos também nós apenas personagens duma história que um dia alguém escreveu.
A Arte Da Guerra (Sun Tzu) Sun Tzu, foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A ARTE DA GUERRA, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. Súdito do rei da província de Wu viveu em turbulenta época dos Estados guerreiros na China, há 2.500 anos e era um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas. É uma obra original e valiosa porque é considerado o mais antigo tratado de guerra e hoje parece destinada a secundar a guerra das empresas no mundo dos negócios.
       A lição que se tira da obra é que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos. Para atingir uma meta, o autor ensina que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, o obstáculo a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos. A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que desejar, transformando seus atos em benefícios. Em relação aos comandados, é preciso manter uma disciplina rígida, ser respeitado, ter prestígio, ser temido. Para isso é preciso agir rápido à medida que as infrações ocorram.
Livro Vendedor de sonhos: O Chamado. Algusto Cury. Fala de um homem desconhecido que tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito.
"O Morro dos Ventos Uivantes" Emily Brontë é a história inesquecível de um amor que nasceu na infância entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, órfão adotado pelo pai da jovem e levado para Wuthering Heights, a propriedade da família. Enquanto Catherine cria laços fortes com Heathcliff, o irmão dela, Hindley, o despreza, tratando-o como um rival. Heathcliff cresce dividido entre o amor por Catherine e a raiva por todas as humilhações às quais é submetido. Uma situação que o obriga a tomar uma decisão que mudará a sua vida. Em meio à violência de uma tempestade de verão, ele abandona o lugar onde mora. Passam os três anos seguintes longe e, durante esse período, Catherine se casa, apesar de seu coração ainda pertencer a Heathcliff. Ao voltar para o seio de sua família adotiva, ele é um homem mais forte e maduro, pronto a impor a seus velhos inimigos uma vingança tirânica, que por anos manteve reprimida. Livre das convenções sociais de seu tempo e com uma intensidade emocional sem precedentes “O Morro dos Ventos Uivantes” é um romance original e profundamente trágico, que se consagrou como uma das maiores obras da literatura britânica do século XIX. Um grande livro em uma tradução assinada por uma das melhores escritoras brasileiras de todos os tempos, Rachel de Queiroz.·.

Indicação de Livros
                                                         
Olá pessoal,

Sou professora Polyana de Sá Moura da escola municipal Paraíso, estou indicando o nome de cinco livros que li e acredito que se você fizer a leitura dos mesmos irá adorar.

 Pais Brilhantes & Filhos fascinantes de Augusto Cury. O mesmo, aborda  como tornar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz.
Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade.

O Poder da Paciência de M.J Ryan. Neste livro,  você encontrará várias dicas para diminuir o ritmo, relaxar e encarar a rotina de uma forma mais tranquila. A paciência nos ajuda a aproveitar ao máximo nossos talentos, a administrar a raiva, a crescer no amor e a usufruir o prazer de cada momento.
  Em Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta, Pe. Fábio de Melo nos proporciona uma reflexão sobre as razões de nosso sofrimento e como transformá-lo em fonte de valores. A partir de vários relatos, ele expõe que o sofrimento humano está repleto de ensinamento; tudo dependerá de nosso ponto de vista e de nossas escolhas. O livro mostra ainda que o sofrimento não deve ser um estado definitivo, mas sim um instante de travessia, um caminho para a transformação. Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido.

       Don Gossett mostra como suas próprias palavras podem tornar-se condutoras da energia espiritual que lhe proporcionarão amor, alegria, paz, felicidade, sucesso e prosperidade. Colocando em prática os princípios expostos neste livro, você descobrirá a força que reside em suas palavras.

O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire,  relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Ao mesmo tempo, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e também enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história, inserindo o alfabetizando num processo criador, de que ele é também um sujeito.



INDICAÇÕES DE LEITURA
Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida
Professora: JOSENIR VIANA CARVALHO

A minha indicação é :A criança de 06 anos no ensino fundamental.

São vários autores: ANDREIA RAPOPORT
                              DIRLÉIA FANFA SARMENTO
                              MARTA NORNBERG
                              SUZANA MOREIRA PACHECO
                                   {Organizadoras}

Este livro faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola –PNBE.
Apresentação: Maria Carmen Silveira Barbosa Doutora em Educação pela Unicamp. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O livro trata de um tema muito importante para os educadores ,pais e crianças onde a maior contribuição dos autores é no sentido de metodologias de trabalhos adequados, integrando todas as áreas de conhecimentos ao se planejar a ação educativa, sem o abandono das brincadeiras, ao afeto ,que caracterizam a Educação Infantil.

Editora: Mediação ,Porto Alegre -2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário