Planos de aulas

Escola Municipal Cantinho da Alegria
 Professora: Ivane Pontes de Maria       Turma: 2º Ano “A”
Planejamento da aula
Reescritas de Chapeuzinho Vermelho
        A reescrita de contos conhecidos oralmente pelos alunos é uma importante atividade para a formação de escritores e leitores competentes.
Objetivos
- Desenvolver comportamentos leitores e escritores.
- Expandir os conhecimentos sobre a linguagem dos contos.
- Ampliar os conhecimentos sobre a escrita, avançando em suas hipóteses.
- Produzir um livro a partir da reescrita de um conto.
Conteúdos:
- Leitura e reescrita de conto chapeuzinho vermelho.
- Procedimentos de revisão.
Publico Alvo: 2º Ano “A”
Tempo estimado: Duas semanas
Material
Cartolina, lápis, cadernos e material para desenho (folhas, lápis de cor, canetas, tintas, entre outros). 
Desenvolvimento
1ª etapa
        Fazer um diagnóstico inicial pedindo que os alunos escrevam o conto Chapeuzinho Vermelho  individualmente. Auxiliando aqueles que ainda não escrevem alfabeticamente atuando como escriba, pois o objetivo é observar como produzem textos mesmo que ditando ao professor.
 etapa
      Nesse momento, atuar como escriba e escrever a história na lousa, tal qual for ditada pela turma. Em seguida, faça uma primeira revisão coletiva, orientando os alunos caso tenham esquecido algum acontecimento ou dado importante. Para isso, vale deixar trechos em branco nos locais em que faltam informações a serem recordadas. Se for necessário, recorra ao texto original, lendo-o novamente para a turma. Garantida a escrita com o conteúdo essencial da história, fazer uma segunda revisão, explorando aspectos linguísticos. Orientar a turma a incluir palavras e expressões que tornem o texto mais rico e interessante e que provoquem no leitor a sensação de fazer parte da história.
 etapa
       Propor uma segunda reescrita do conto escolhido, agora pelos próprios alunos e em duplas. A atividade deve incluir aqueles que ainda não escrevem alfabeticamente, basta que tenham como duplas colegas que já o fazem. Ambos devem discutir a organização do texto e a forma de elaborá-lo. O aluno que escreve alfabeticamente será o escriba, ou seja, terá a tarefa de transformar em texto escrito a história elaborada por ambos.  
4ª etapa
        Com os textos prontos, é hora de iniciar um trabalho voltado às ilustrações.
Produto final
        Livro produzido coletivamente, a partir de uma versão de Chapeuzinho Vermelho.
Avaliação
      Montar uma planilha para acompanhar os avanços nos comportamentos leitores de cada aluno com itens como: tem interesse espontâneo pela leitura? Consegue recontar uma história? Consegue escrever um conto.


Plano de aula sugerido e aplicado pela professora do 2º ano U: Francisca Adriana da Escola Municipal José Teodoro Rodrigues

Reescritas de Chapeuzinho Vermelho
O teatro do chapeuzinho Amarelo

Desenvolvimento
·        - Leitura em voz alta pelo professor da história do Chapeuzinho Vermelho.
·        - Inicialmente os alunos fizeram uma ilustração da história que eles conheciam.
·         -Apreciar o livro fazendo suas colocações.
·        - Roda de leitura para recontar a história que possui a vovó, o lobo, e o caçador.
·         - Assistir o vídeo Chapeuzinho Amarelo.
·        - Roda de conversa sobre as histórias.
·         - Assistir o vídeo do Chapeuzinho Vermelho e os três porquinhos.
·        - Produzir um texto com figuras ou com escrita.
- Desenvolvimento da oralidade.

Produção textual
Comparação dos textos


Conclusão
· Ao desenvolver essa leitura e comparação das diversas versões da história, observou-se que os alunos possuem uma curiosidade imensa e isso facilita muito no desenvolvimento.
· Na roda de conversa todos queriam falar e colocar suas ideias em relação comparação dos textos.
· Fizemos uma sequência da história onde um começava e o outro continuava obedecendo uma ordem cronológica para desenvolver a oralidade.
· Na produção textual cada um veio a frente e descreveu o que tinha feito e o que significava cada desenho.
· No desafio de produzir um texto oral algumas crianças não tiveram êxito em falar mas desenharam e quando questionadas elas expunham suas ideias.


Plano de aula
Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Simone José de Carvalho.         Turma: 1º Ano “D”.

Trabalhando com paródias

A execução deste planejamento de aula aconteceu por etapas e de acordo com a aplicabilidade de cada uma, serão evidenciadas através de fotos e, ou relatos escritos.

Primeira etapa:

Esta primeira etapa foi realizada de forma oral. Em forma de roda de conversa, apresentei o nome “paródia”. Solicitei que as crianças colocassem possíveis definições deste nome, porém, não houve nenhuma de fato a definisse. Continuando, usando uma linguagem bem simples e de fácil entendimento, conceituei o nome paródia. Entre outras definições, relatei que paródia é construção de uma nova letra de música com o uso de uma letra de música já existente. Esclareci a existência de paródia de baixo escalão que usa palavras pejorativas para que pudessem compreender a existência entre elas e aproveitando, trabalhei os valores do ser humano um para com o outro. Foi um momento de muita interação, em que ao passo que as dúvidas iam surgindo, as mesmas iam sendo retiradas. Foi muito interessante observar em todas as crianças o entusiasmo na medida em que o assunto se estendia.

Segunda etapa:

Nesta etapa conduzi as crianças até ao laboratório de informática e com o auxílio da professora Solange foi realizado pesquisas acerca do conceito de paródia. Continuando, foram apresentadas algumas paródias com o uso do computador e através do data show, objetivando uma compreensão maior de tudo que eu havia colocado à elas em sala de aula de forma oral. No momento tiveram oportunidade de comprovar a veracidade do explicado em sala.

Terceira etapa:

Esta aconteceu com a colaboração de todos. Expliquei que para a elaboração de paródias precisaríamos de alguns elementos básicos que eram: o tema a ser abordado, ou seja, o assunto. Outro elemento era a letra da música e a necessidade de uma entonação precisa, obedecer ao tempo da música. Foi mais um momento de muita interação. Cada um queria que a sua sugestão fosse a escolhida. O jeito foi optar pela democracia. Colocamos as sugestões em lousa e optamos pela mais votada. Todos entenderam que iríamos construir a paródia encima da sugestão vencedora. Nesta etapa, eu atuei quase como uma escriba. Apenas ia escrevendo em a lousa as ideias que iam surgindo. É claro que intervi algumas vezes no sentido de organizar as palavras, pois, afinal a paródia foi construída com a participação de todos. Após a paródia pronta, iniciamos o momento do ensaio para nos familiarizarmos com a letra e com o ritmo da música. Continuando, enfatizei que qualquer pessoa poderia ser autora de suas próprias paródias, pois havíamos acabado de construir uma.


Quarta etapa:

Após a letra colocada em lousa, lancei mão do uso de seu texto para trabalhar a leitura e interpretação conforme segue as evidências. Foi um momento muito interessante, pois, estávamos trabalhando com algo que nós mesmos havíamos produzido. Senti que para elas foi muito mais gratificante.

Quinta etapa:

Esta foi 10. Só euforia e muito entusiasmo. Saímos para apresentar a paródia na sala de aula do 1º ano do turno II da nossa escola.

Observação

O trabalho com paródia é muito bom. Através das paródias você professor(a) pode introduzir qualquer tipo de conteúdo. Aqui trabalhamos o folclore brasileiro, porém, poderia ser qualquer outro tema, como: sinônimos, antônimos, substantivo, verbo, dia dos pais, das mães, a natureza, a água, a dengue, a páscoa além de outros. De acordo com a necessidade o professor pode lançar mão deste método tão eficaz. Eu faço isso e dá certo.











ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DA ALEGRIA
PROFESSORA: ELIÃ DOS SANTOS MIRANDA      SÉRIE: 2º ANO “B” E “C”
FORMAÇÃO: CONVERSA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES


Aula Diversificada

No decorrer da semana foi trabalhado com os alunos dos 2º anos “B” e “C” momentos de leitura compartilhada com histórias infantil, onde as crianças tiveram um momento de preparação tanto em sala de aula quanto em casa com o objetivo de despertar aos alunos a prática de leitura na sala de aula e no cotidiano de cada educando.
Após a preparação em sala as crianças foram fazer a leitura compartilhada nas salas dos jardins I e jardins II, sendo que cada dia era escolhido 04 crianças e leituras diferentes, foi um trabalho gratificante tanto para os alunos dos 2º Anos quanto para os dos jardins, pois notamos o entusiasmo de todos.
Ao iniciar esta atividade algumas crianças ficaram tímidas e constrangidas, após o trabalho pode observar que a participação foi ativa e de grande eficácia para a auto-estima das crianças, hoje eles ficam cobrando para repetir essas ações.

Escolha dos livros:




 
ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DA ALEGRIA
PROFESSORA: ELIÃ DOS SANTOS MIRANDA      SÉRIE: 2º ANO “B” E “C”
FORMAÇÃO: CONVERSA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES

Aula Diversificada

Seqüência Didática

Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreender a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura.


Objetivo
·        Atingir os diferentes níveis de leitura;
·        Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
·        Facilitar o acesso do aluno aos diferentes textos;
·        Enriquecer o vocabulário;
·        Desenvolver as habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever.

Estratégias
Leitura compartilhada;
Hora da Leitura;
Leitura em voz alta;
Teatro de fantoches.
1º Dia – Apresentar para os alunos o texto O Ursinho levado  fazendo  a leitura individual e em seguida compartilhada com eles.
2º Dia – Distribuir o texto para cada aluno, para que eles possam está fazendo sua própria leitura.
3º Dia – Propor uma leitura compartilhada em voz alta em seguida criar outra história com o final diferente.
4 º Dia – Apresentação teatral com fantoches.









Escola Municipal Paraíso
Professora: Olinda Maria  1 ano B  e Luciene 1º ano A e B

Prática de Leitura.
Objetivos:
·         Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
·         Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
·         Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
·         Usar o conhecimento sobre o valor sonoro da letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
Conteúdo:
·         Leitura na alfabetização inicial.
Tempo Estimado:
·         Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escritas, durante todo o ano.
Material Necessário:
·         Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).
Desenvolvimento:
·         1ª etapa - Selecionar parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.
·         2ª etapa - Informe onde se inicie o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
·         3ª etapa - Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e expliquem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
·         4ª etapa - Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
Avaliação:
·         Foi registrado observações sobre a participação dos pequenos: quais foram às pistas utilizadas e como eles justificaram suas escolhas.










PLANOS DE AULA

Escola Paroquial Nossa Aparecida
Prof°: JOSENIR VIANA CARVALHO


Semana intensiva de leitura



 
Objetivos: Desenvolver comportamento de leitores e escritores.


Ampliar os conhecimentos sobre a leitura.
                     Diversificar ambiente literário             

Conteúdos: Leitura diversificada


Publico alvo: 1° ano
Material: Livros, cartaz, tapete, árvore da leitura
Tempo: Seqüência didática
Desenvolvimento: Na semana da leitura cada dia era uma coisa diferente  ,todas fora da sala de aula no pátio ,na biblioteca da escola ,na biblioteca municipal  arvore da leitura e leitura no tapete com caixa de livros.

Escola Paroquial Nossa Aparecida
Profª: Eliete Alves Santana 

 Semana de leitura na escola.
Objetivos: Despertar o hábito e o gosto pela  leitura.
·         Reconhecer os diversos gêneros textuais.
·         Desenvolver a oralidade.

Diversificar o ambiente literário.
Identificar diferentes tipos de leitura. 
Conteúdo: Leitura diversificada
Publico alvo: 1° ano
Material: Livros infantis, cartaz, árvore da leitura e outros.

Tempo: Sequência didática

Desenvolvimento: Foi uma semana com  momentos diversificados de leitura. Em cada dia da semana realizamos atividades em ambientes diferentes, todas fora da sala de aula. No pátio, na biblioteca da escola, na biblioteca municipal, árvore da leitura, leitura no salão da escola e outros.

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